Capítulos de Livros - 2018
Almeida Verdu, A. C. M.. Interfaces da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 162p .
ALMEIDA, M. A. ; ZUTIAO, P. ; BOUERI, I. Z. ; POSTALLI, L. M. M. . Escala de Intensidade de Suporte - SIS: Consistência interna, fidedignidade e caracterização da amostra. In: Maria Amelia Almeida; Enicéia Gonçalves Mendes; Lidia Maria Marson Postalli. (Org.). Práticas pedagógicas inclusivas em contextos escolares. 1ed.Marília - SP: ABPEE, 2018, v. 1, p. 219-244.
BARROS, R. S. ; Barboza, A. A. ; SILVA, Á. J. M. . Intervenção comportamental ao transtorno do espectro autista implementada via cuidadores. In: Ana Carolina Sella; Daniela M. Ribeiro. (Org.). Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista. 1ed.Curitiba/PR: Editora e Livraria Appris Ltda, 2018, v. 1, p. 245-255.
Barros, R. S.; BARBOZA, A. A. ; Silva, A. J. M. . Intervenção comportamental ao Transtorno do Espectro Autista implementada via cuidadores. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 251-260.
Benitez, Priscila; SANTOS, H. R. ; SANTOS, C. ; SANTOS, S. F. ; MELLO, E. M. ; SUZUKI, E. ; ARIANE, P. ; CAMARGO, A. C. ; ALMEIDA, T. ; ANJOS, G. ; COSTA, T. S. ; TINE, R. T. . Transição entre ensino médio público e educação superior: discussão sobre o público-alvo da educação especial. In: Ana Cláudia Oliveira Pavão, Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Estratégias pedagógicas inclusivas na educação superior. 1ed.Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018, v. , p. 227-251.
CARMO, J. S. ; GRIS, G. ; PALOMBARINI, L. S. ; PRADO, P. S. T. ; HAASE, V. G. ; ALMEIDA, C. ; SOUZA, S. R. . Habilidades numéricas em bebês pré-verbais: questões teóricas e experimentais. In: Nádia Kienen; Silvia Regina de Souza Arrabal Gil; Josiane Cecília Luzia; Jonas Gamba. (Org.). ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Conceitos e aplicações a processos educativos, clínicos e organizacionais. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, v. , p. 54-65.
CARTHERY, M.T.; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARAMELLI, P. . Amnesias y otras disfunciones de la memoria. In: Edith Labos; Andrea Slachevski;Teresa Torralva;Patricio Fuentes;Facundo Manes. (Org.). Tratado de Neuropsicología Clínica: bases conceptuales y técnicas de evaluación. 2ed.Buenos Aires, Argentina: Librería Akadia Editorial, 2018, v. 2, p. 445-457.
CARTHERY, M.T.; CARTHERY-GOULART, M. T. ; TIBA, P. A. . Neuroeducação em foco. In: Itana Stiubiener; Luciana Zaterka. (Org.). Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna e seus desdobramentos para a Contemporaneidade. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 109-124.
DASILVEIRA, A. C. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. . Resolução de Problemas: o elo entre a Psicologia Cognitiva, Neurociência e Filosofia. In: Gustavo Gauer; Luciana Karine de Souza. (Org.). Psicologia Cognitiva:Teoria, Modelos e Aplicações. 1ed.Porto Alegre, RS: Editora Sinopsys, 2018, v. 1, p. 171-181.
Del Prette, A ; Del Prette, Z. A. P. . A relação entre habilidades sociais e análise do comportamento: história e atualidades. In: N. Kienen; S. R. de S. A. Gil; J. C. Luzia; J. Gamba. (Org.). Análise do comportamento: conceitos e aplicações a processos educativos clínicos e organizacionais. 1ed.Londrina: UEL, 2018, v. , p. 39-53.
Dorneles, B. V. ; HAASE, V. G. . Aprendizagem numérica em diálogo: neurociências e educação. In: Roberto Lent, Augusto Buchweitz, Mailce Borges Mota. (Org.). Ciência para Educação: uma ponte entre dois mundos. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2018, v. 1, p. 133-160.
FERRANTE, V. ; FIDELIS, D. P. ; FALEIROS, Pedro Bordini ; HÜBNER, M. M. C. . Efeito da regra no comportamento de cooperar no jogo do dilema do prisioneiro. In: Denise L. Oliveira Vilas Boas, Fernando Cassas, Hélder Lima Gusso, Paulo César Morales Mayer.. (Org.). Comportamento em foco. 1ed.São Paulo: ABPMC, 2018, v. , p. 113-128.
GOMES, C. G. S.. Ensino de leitura e autismo. In: Adriana Araújo Pereira Borges; Maria Luiza Nogueira. (Org.). Toda criança pode aprender: o aluno com autismo na escola. 01ed.Campinas: Mercado das Letras, 2018, v. , p. 01-.
GOMES, C. G. S.. Ensino de leitura e Transtorno do Espectro Autista. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do espectro Autista. 1ed.Curitiba: Livraria e Editora Appris, 2018, v. 0, p. 19-321.
Haase VG; GAUER, G. ; Gomes, C. M. A. . Neuropsicometria: modelos nomotético e ideográfico. In: Leandro F. Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.). Avaliação Neuropsicológica. 2ed.Porto Alegre: Artmed, 2018, v. 1, p. 17-22.
JÚLIO-COSTA, A. ; Silva, J. B. L. ; Haase VG ; Moura, R. . Cognição Numérica. In: Leandro F. Malloy-Diniz; Daniel Fuentes; Paulo Mattos; Neander Abreu. (Org.). Avaliação Neuropsicológica. 2ed.Porto Alegre: Artmed, 2018, v. 1, p. 112-122.
MELO, J. ; TODOROV, J. C. . Práticas culturais e políticas públicas. In: Diego Zilio. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo: ABPMC, 2018, v. 8, p. 86-107.
Neves, A. J. ; VERDU, A. C. M. A. ; MORET, ADRIANE DE LIMA MORTARI ; SILVA, L. T. N. . Repertórios Receptivos e Expressivos de Sentença em implantados cocleares pré-linguais: aspectos teóricos, metodológicos e de aplicação.. In: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu. (Org.). Interfaces da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2018, v. , p. 55-80.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. ; Karwoski, Acir Mário . O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR PROJETOS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS. In: Váldina Gonçalves Costa; Marinalva Vieira Barbosa. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONTEXTOS DE TRABALHO: DIFERENTES OLHARES. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 147-168.
OLIVEIRA, T. P.. Desafios do terapeuta iniciante em relação às habilidades terapêuticas: convergências das terapias analitico-comportamental e cognitivo-comportamental. In: R. Gorayeb; M. C. ,Miyazaki; M. Teodoro. (Org.). PROPSICO. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2018, v. 4, p. 55-81.
POSTALLI, L. M. M.. Conceitos básicos da Análise do Comportamento. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada do Transtorno do Espectro Autista. 1ed.Curitiba - PR: Appris, 2018, v. 1, p. 73-81.
Puglielli, L. C. ; JAEGER, ANTÔNIO . Entrevista Cognitiva. In: Renan Benigno Saraiva; Goiara Mendonça de Castilho. (Org.). Psicologia do Testemunho Ocular - Aplicações no Contexto Forense e Criminal. 1ed.: Juruá, 2018, v. , p. 00-00.
RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C. . Descobrindo as preferências da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 105-124.
RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C. ; SOUZA, A. A. . Avaliação do Comportamento. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 125-139.
Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . O que é a Análise do Comportamento Aplicada. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 45-58.
SOUZA, D. H.; Aiello, A. L. R. . Técnicas de observação no contexto clínico infantil. In: Manuela Lins; Monalisa Muniz; Lucila Moraes Cardoso. (Org.). Avaliação Psicológica Infantil. 1ed.São Paulo: Hogrefe CETEPP, 2018, v. 1, p. 129-142.
Vasconcellos, Silvio ; Prates, Priscila Flores ; JAEGER, ANTÔNIO . Alterações Cognitivas Decorrentes do Uso de Drogas. In: Paulo Dias, Álvaro García del Castillo-López, José A. del Castillo. (Org.). Estudos sobre as Dependências: Contributos para a Prática. 1ed.Braga: Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2018, v. 2, p. 239-256.
VASCONCELOS, LAÉRCIA A.; Cunha M.B. ; Braga, M. P. N. C. ; Carvalho, M.C.S. ; SILVA, G. K. V. R. ; PORTO-PIRES, M. R.. ; Deus, J.S. . Epidemia de vírus Zika no Brasil-2015: primeiras metacontingências de investigação no Norte-Nordeste. In: Diego Zilio. (Org.). Práticas Culturais, Sociedade e Políticas Públicas. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2018, v. 8, p. 108-132.