Capítulos de Livros - 2017

Antunes, A. M., Júlio-Costa, A. J., & Haase, V. G. (2017). Tarefa de alcance de dígitos Digit span task]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Antunes, A. M., Júlio-Costa, A. J., & Haase, V. G. (2017). Tarefa de Cubos de Corsi [Corsi cubes task]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Carvalho, M., Santos, F. C., Martins, A. A. S., Becker, N., & Haase, V. G. 2017). Fatores genéticos na dislexia do desenvolvimento [Genetic factors in developmental dyslexia]. In: J. F. Salles, & A. L. Navas (Ed.), Dislexias do desenvolvimento e do adulto. São Paulo: Pearson.

Hübner, M. M. C., Gomes, F. P, & Martins, L. A. L. (2017). Higher-order verbal behavior: Theoretical/empirical analysis of autoclitic effects on verbal behavior. In: J. C. Todorov (Ed.), Trends in Behavior Analysis. Brasília: Technopolitik.

Ferrante, V., Fidelis, D. P., Faleiros, P. B., & Hübner, M. M. C. (2017). Efeito de regra no comportamento de cooperar no jogo o dilema do prisioneiro [Effect of rules on cooperative behavior in Prisoner’s Dilemma Game]. Comportamento em Foco.

Giacheti, C. M, & Lindau, T. M. (2017). Diagnóstico diferencial dos transtornos da linguagem infantil [Differential diagnosis of children’s languae disorders]. In: D. A. C. Lamônica, & D. B. O. de Brito (Ed.), Tratado de linguagem: Perspectivas contemporâneas. Ribeirão Preto: Book Toy.

Gomides, M. R. A., Júlio-Costa, A., Antunes, A. M., & Haase, V. G. (2017). Intervenção multidisciplinar na dislexia do desenvolvimento [Multidisciplinary intervention in developmental dyslexia]. In: J. F. Salles, & A. L. Navas (Ed.), Dislexias do desenvolvimento e do adulto. São Paulo:Pearson.

Haase, V. G. (2017). Cem máximas da anamnese neuropsicológica [One hundred maxims of neuropsychological anamnesis]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Haase, V. G., & Júlio-Costa, A. (2017). Como driblar a ilusão dos números? O bom uso de testes neuropsicológicos [How to dribble the illusion of numbers? The good use of neuropsychological tests]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neurosicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Jaeger, A., Rigoni, M. S., & Argimon, I. I. L. (2017). Avaliação neuropsicológica na dependência química [Neuropsycholoical assessment in chemical addiction] . In: M. S. Oliveira, R. M. Boff, M. J. Cazassa, & C. C. DiCleente (Ed.). Porque é ão difícil mudar? Contribuições do modelo transteórico de mudança do comportamento na prática clínica e na promoção de saúde. Porto Alegre: Sinopsys.

Júlio-Costa, A., Antunes, A. M., & Haase, V. G. (2017). Relatório neuropsicológico [Neuropsycological report]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Lopes-Silva, J. B., Moura, R., Starling-Alves, I., & Haase, V. G. (2017). Teste Stroop Victoria [Victoria Stroop Test]. In: A. Júlio-Costa, R. Mour, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Lopes-Silva, J. B., Starling-Alves, I., Moura, R., & Haase, V. G. (2017). Fluência de desenhos: Teste de cinco pontos [Drawing fluency: Five-Points Test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Moura, R., Cruz, T. K. F., Lopes-Silva, J. B., Salvador, L. S., & Haase, V. G. (2017). Teste de fluência verbal [Verbal Fluency test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Moura, R., Salvador, L. S., Lopes-Silva, J. B., & Haase, V. G. (2017). Tarefa de trigramas consonantais [Consonant trigram ask]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Oliveira, L. F. S., Starling-Alves, I., & Haase, V. G. (2017). Teste dos nove pinos [The Nine Pin Test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funçõe executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Oliveira, L. F. S., Starling-Alves, I., & Haase, V. G. (2017). Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey [Rey auditory verbal learning test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Paiva, G. M., & Haase, V. G. (2017). Psicometria na neuropsicologia clínica [Psychometrics in clinical neuropsychology]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Paiva, G. M., Júlio-Costa, A., Lopes-Silva, J. B., Carvalho, M. R. S., & Haase, V. G. (2017). Comorbidades entre dislexia e discalculia: Quais são os endofenótipos? [Comorbidities between dyslexia and dyscalculia: Which are the endophenotypes?] In: J. F. Sales, & A. L. Navas (Ed.), Dislexias do desenvolvimento e do adulto. São Paulo: Pearson.

Paiva, G. M., Martins, P. S. R., Gomides, M. R. A., Costa, A. J., & Haase, V. G. (2017). Contribuições da tarefa de compreensão leitora no processo de avaliação neuropsicológica de um caso com suspeita de ansiedade de leitura. Comtext: Avaliação da compreensão de leitura textual [Comtext: Assessment of textual reading comprehension]. São Paulo: Vetor.

Salvador, L. S., artins, G. A., Moura, R., Haase, V. G. (2017). Teste da Figura Complexa de Rey [Rey complex picture test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura, & V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Salvador, L. S., Moura, R., Martins, G. A., & Haase, V. G. (2017). Teste de trilhas [Track Test]. In: A. Júlio-Costa, R. Moura,∓ V. G. Haase (Ed.). Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória. São Paulo, Hogrefe.

Santos, F. P., Ramos, A. F., Oliveira, T. P., & Rico, V. V. (2017). Ansiedade que corrói: Intervenção comportamental em um caso de dor física e hábito de roer dedos [Anxiety that corrodes: Behavioral intervention in a case of physical pain and habit of gnawing fingers]. In: A. M. . Guerra, P. C. C. Ribeiro, & V. V. J. de Freitas (Ed.), A diversidade da clínica na atualidade. Curitiba: Editora CRV.

Schmidt, A. (2017). Procedimentos de ensino de vocabulário para crianças com deficiência [Vocabulary teaching procedures for hildrenwith disabilities]. In: S. Silva, & L. Digiampietri (Ed.), Conhecendo a USP. Contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão no campo das deficiências. São Paulo: FEUSP.

Varella, A. A. B. (2017). Intervenção em comportamentos de autoagressão e autoestimulação em pessoas com Transtorno do Espectro Autista [Intervention in self-aggression and self-stimulation behaviors in people with Autistic Spectrum Disorder]. In: R. Gorayeb, M. Miyazaki, & M. Teodoro (Ed.), PROPSICO: Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde, Vol 3. Porto Alegre: Artmed Panamericana.

Varella, A. A. B., & Varella, L. H. B. (2017). Transtorno do Espectro do Autismo e o trabalho: Da legislação à inserção no mercado [Autism Spectrum Disorder and work: From legislation to market insertio]. In: L. A. M. Guimarães, & A. B. Veras (Ed.), Saúde psíquica e trabalho. Campo Grande: UCDB.

Vilela, E. C., Oliveira, T. P., & Rico, V. V. (2017). Intervenção focada no repertório social para minimizar histórico sintomático de transtorno bipolar e ansiedade [Intervention focused on the social repertoire to minimize the symptomatic history of bipolar disorder and anxiety]. In: A. M. C. Guerra, P. C. C. Ribeiro, & V. V. J. de Freitas (Ed.), A diversidade da clínica na atualidade. Curitiba: Editora CRV.