Artigos Publicados - 2023
Baptista, A. F., Casali, A. G., Oda, A. L., Okano , A. H., Moreira, A., Santos, A. L. Y. da S., Fernandes, A. M., Fontana, A. P., Brunoni, A., Fonseca, A., Gosling, A. P., Boffino, C. C., Tanaka, C., de Oliveira , C. E. N., Caparelli-Dáquer , E., de Angelis, E. C., Rodrigues, E. de C., Fraga, F., Hazime, F. A., … Zana, Y. (2023). Brain Imaging and neurostimulation in health and disorders: status report. Brain Imaging and Stimulation, 2, e5167. https://doi.org/10.17267/2965-3738bis.5167
Batista, L. dos S., Kumada, K. M. O. ., & Benitez, P. . (2023). Rastreamento ocular e a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática. Olhar De Professor, 26, 1–22. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.19672.002
Batista, L. T., Gomides, M., Koltermann, G., Bahnmuller, J., Moeller, K., de Salles, J. F., ... & Lopes-Silva, J. B. (2023). The impact of phonological processing on number transcoding. Cognitive Development, 66, 101320. http://dx.doi.org/10.1016/j.cogdev.2023.101320
Benitez, P., & Domeniconi, C. (2023). Equivalence‐based instruction to teaching reading by families and teachers students with autism and/or intellectual disabilities. Behavioral Interventions, 38(3), 861-880. https://doi.org/10.1002/bin.1932
Benitez, P., Domeniconi, C., Arruda, H. C. D., Freitas, M. C. D., Afonso, T., Souza, L. V. D., ... & Cunha, F. F. D. (2023). Formação em Análise do Comportamento no contexto da Educação Especial: Variáveis Pessoais e Atitudinais Relacionadas à Inclusão. Psicologia: ciência e profissão, 43, e264477. https://doi.org/10.1590/1982-3703003264477
Benitez, P., Domeniconi, C., OKU, A. Y. A., Soares, R. D. S., Mori, F. Y. R., Sassaki, L., ... & Caetano, M. S. (2023). Análise da Viabilidade de Uso do FNIRS em Atividades Educacionais com Crianças e Jovens com Deficiência Intelectual e Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 29, e0158. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0158
Bernardy, J. L., Santiago, J. B., Siqueira, J. O., Silveira, P. S. P., de Souza, A., & Benvenuti, M. F. (2023). Rachlin's extended self: Influences on a Brazilian research group. Journal of the experimental analysis of behavior, 119(1), 231–239. https://doi.org/10.1002/jeab.809
Bortoloti, R., Schmidt, M., Harte, C., & Barnes-Holmes, D. (2023). Feel the Func: Interpreting IRAP performances based on Cfunc versus Crel stimulus properties. The Psychological Record, 73(3), 363–373. https://doi.org/10.1007/s40732-023-00557-x
Brito de Oliveira, V. M., Benitez, P., & Silvia Pasian, M. (2022). Formação Docente Inicial e Continuada em Química na Perspectiva Inclusiva. REIN - Revista Educação Inclusiva, 7(2), 226–246. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1394 ]
Carthery-Goulart, M. T., Privitera, A. J., & Weekes, B. S. (2023). Does Language Distance Modulate the Contribution of Bilingualism to Cognitive Reserve in Seniors? A Systematic Review. American journal of Alzheimer's disease and other dementias, 38, 15333175231167223. https://doi.org/10.1177/15333175231167223
Chagas, M. H. N., Nery, A. G. S., Bomfim, A. J. L., & Aggio, N. M. (2023). Development and validation of a brief digital cognitive test based on the paradigm of stimulus equivalence in a sample of older adults. Dementia & neuropsychologia, 17, e20220050. https://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2022-0050
Chizzolini, G. C., & Postalli, L. M. M. (2023). Efeitos do ensino remoto de emparelhamento auditivo-visual com letras na nomeação de letras em crianças com Síndrome de Down e Autismo. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 25(3). https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE15103.en
Clara de Freitas, M., Benitez, P., Oliveira Kumada, K. M., & Martins da Rocha, L. R. (2023). Implicações nas Políticas Educacionais Brasileiras dos Critérios Diagnósticos do Autismo no DSM-5 e CID-11. Imagens da Educação, 13(2). https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i2.64107
Crespo-Lopez, M. E., Arrifano, G. P., Augusto-Oliveira, M., Macchi, B. M., Lima, R. R., do Nascimento, J. L. M., & Souza, C. B. A. (2023). Mercury in the Amazon: The danger of a single story. Ecotoxicology and environmental safety, 256, 114895. https://doi.org/10.1016/j.ecoenv.2023.114895
Curilla, R. A. T., & Carmo, J. D. S. (2023). Efetividade de intervenções para redução da ansiedade matemática. Revista Psicopedagogia, 40(121), 46-65. http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20230005
da Costa, A. B., Elias, N. C., Muniz, M., & de A Gil, M. S. C. (2024). Assessment of pre-arithmetic relations in children and adolescents with visual impairment. British Journal of Visual Impairment, 42(1), 164-176. https://doi.org/10.1177/02646196231199916
da Silva, E. L., Benitez, P., Mizael, T. M., & Pasian, M. S. (2023). Retrato das Narrativas de Mães Universitarias no Contexto Acadêmico. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 24(2), 275-283.
da Silva, E. P., Kumada, K., Costa, P. D. P., & Benitez, P. (2023). Construção da SILFA: Corpus de Expressão Facial em Língua de Sinais. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade, 3(1), 25. https://doi.org/10.36942/revincluso.v3i1.946
da Silva, F. V., Ekuni, R., & Jaeger, A. (2023). Retrieval practice benefits for spelling performance in fifth-grade children. Memory, 31(9), 1197–1204. https://doi.org/10.1080/09658211.2023.2248420
da Silva, G. G., & de Alcantara Gil, M. S. C. (2023). Estudos sobre MEI para a Emergência do Comportamento de Falante por Crianças Pequenas. Perspectivas em Análise do Comportamento, 14(1),35-48. https://doi.org/10.18761/PACgig4g45a
da Silva, N. C., Pinato, L., Ribeiro, E. M., & Giacheti, C. M. (2023). Language skills development in children with congenital Zika virus syndrome. Early human development, 184, 105842. https://doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2023.105842
Dal Ben, R., Prequero, I. T., Souza, D. D. H., & Hay, J. F. (2023). Speech segmentation and cross-situational word learning in parallel. Open Mind, 7, 510-533. https://doi.org/10.1162/opmi_a_00095
de Alcântara, C., Cruzeiro, M. M., França, M. C., Jr, Alencar, M. A., Jaeger, A., de Araújo, C. M., da Gama, N. A. S., Camargos, S. T., & de Souza, L. C. (2023). A comparative study of cognitive and behavioral profiles between sporadic and type 8 amyotrophic lateral sclerosis. Muscle & nerve, 68(3), 316–322. https://doi.org/10.1002/mus.27927
de Araujo, F. A. B., Benitez, P., Trevisan, D. F., DA ROCHA, L. R. M., & Gois, J. P. (2023). Percepções de mães de filhos com autismo ou deficiência intelectual sobre uso de framework educacional. Informática na Educação: Teoria & Prática, 26(1), 64-72.
de Melo, R. M., Tizo, M., & Hanna, E. S. (2023). Controle por unidades menores que a palavra em programa de ensino de leitura e escrita. Acta Comportamentalia: Revista Latina De Análisis Del Comportamiento, 31(4). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/87204
de Oliveira Júnior, A. P., & Barbosa, N. D. (2023). Probabilidade em ação: Apresentando um jogo de tabuleiro para o ensino de probabilidade nos anos iniciais. Revista de Educación Estadística, 2(1), 1-25.
de Oliveira Júnior, A. P., & Barbosa, N. D. (2023). Tasks About Impossible Random Events: A Pedagogical Game as a Teaching Tool for the Early Years of Elementary School. Acta Scientiae, 25(6), 183-208. http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.7654
de Oliveira Júnior, A. P., Aparecida Kian, F., & da Silva Santos, L. R. (2023). Ambiguidade lexical em probabilidade: conhecimento de alunos do ensino fundamental sobre acaso, aleatório e incerteza. Areté, 9(17), 99-126. https://doi.org/10.55560/arete.2023.17.9.5
de Oliveira Júnior, A. P., da Silva Santos, L. R., & Kian, F. A. (2023). Evaluating Lexical Ambiguities About Brazilian Students in The Fifth Year of Elementary School Towards Statistical Graphs and Tables. Paradigma, 44(2), 151-174. http://dx.doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p151-174.id1314
de Oliveira Teixeira, I., Postalli, L.M., & Aggio, N.M. (2023). Delayed Matching to Sample by Adolescents With and Without Intellectual Disabilities. Trends in Psychology, 31, 286 - 306.
de Oliveira, M. A., Couto, K. C., Sandaker, I., & de Rose, J. C. (2023). Avoiding the tragedy of the commons: Shaping children’s sustainable behavior in a digital game. The Psychological Record, 73(3), 407-418. http://dx.doi.org/10.1007/s40732-023-00556-y
de Oliveira-Júnior, A. P., & Datori-Barbosa, N. (2023). Investigación sobre el uso de juegos manipulativos y digitales del 1° al 5° grado de la Enseñanza Fundamental para la enseñanza de la Probabilidad en Brasil. Estudios pedagógicos (Valdivia), 49(3), 413-436. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052023000400413
de Sousa Pereira, E., Massayuki Huziwara, E., & Hanna, E. S. . (2023). Treino de discriminação auditiva de notas musicais e aprendizagem de leitura de fragmentos melódicos. Acta Comportamentalia: Revista Latina De Análisis Del Comportamiento, 31(2). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/85833
de Souza Cardoso, J. R., Monteiro, D. C., & da Silva Gomes, R. (2023). Aplicativo português-libras para o auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 15(4), 3297-3315. https://doi.org/10.55905/cuadv15n4-018
De Souza, S. R., Gris, G., Gamba, J., Da Rocha, M. L. F., & dos Santos Carmo, J. (2023). Adapted digital domino game: Teaching multiplication to children. CES Psicología, 16(2), 46-61.http://dx.doi.org/10.21615/cesp.6473
Del Prette, Z., & Del Prette, A. (2023). Base conceitual, valores e compromissos no campo das habilidades sociais e relações interpessoais: conceptual basis, values and comprimises in the field of social skills and interpersonal relashionships. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 19(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6997
Dias, H. D. ., Sahm, B. D., Silva, J. M. C. ., Valente, M. L. da C. ., Bortoloti, R. ., & Reis, A. C. dos . (2023). Influence of anxiety on the presence of temporomandibular dysfunction and sleep disorders in adult patients. Research, Society and Development, 12(7), e9812742632. https://doi.org/10.33448/rsd-v12i7.42632
do Espírito Santo, L., de Castro, R., & Barros, R. (2023). Estratégias comportamentais usadas por fonoaudiólogos(as) para ensino de comportamento verbal a indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 19(2). doi:http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i2.15667
dos Santos Batista, L., Oliveira Kumada, K. M., & Priscila Benitez, C. (2023). Levantamento de Produções Científicas sobre o uso de Recursos Visuais no Ensino de Matemática para Alunos Surdos. Revista Educação, Artes & Inclusão, 19(1), p. e0042. http://dx.doi.org/10.5965/198431781820231e0042
dos Santos, J. P., Dias, T. P., & Del Prette, Z. A. P. (2022). Habilidades sociais educativas de uma professora na contação de histórias para pré-escolares. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 13, 01–15. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2022.v13.46453
dos Santos, J. P., Leite, M. M., Del Prette, Z. A. P., & Dias, T. P. (2023). Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 16(1).
dos Santos, L., Lima, M. A. K. F., da Silva, R. F., de Souza, D. d. G., & de Carvalho, L. C. (2023). Coordinated and individual responding in pairs of rats under variable interval schedules. Learning and Motivation, 83, 1–14. https://doi.org/10.1016/j.lmot.2023.101909
Fava, L., Lucchesi, F., Rossi, N., & de Souza, D. (2023). Ensino de Discriminações Condicionais e Cópia como requisitos para Leitura em Jovens com Síndrome de Williams. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 19(1). doi:http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i1.14939
Félix, N., Modenesi, R., & Debert, P. (2023). Matching de Identidade com Estímulos Compostos para Produzir Relações Simbólicas Emergentes em Crianças com Autismo. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 19(2). doi:http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i2.15660
Fernandes, J. A., & Oliveira Júnior , A. P. (2023). Conhecimento de Futuros Professores em Probabilidades: relacionar acontecimentos disjuntos e complementares. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, 7(1). https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.38955
Gerônimo Júnior, V. C., Oliveira Henklain, M. H., Carmo, J. D. S., & Keeley, J. W. (2023). Utility of the Teacher Behavior Checklist beyond Psychology Majors: Replication with Brazilian Physical Education Students. Acta Colombiana de Psicología, 26(1), 214-225. https://doi.org/10.14718/ACP.2023.26.1.14
Gomes, C. T., Perez, W. F., Barnes-Holmes, D., & Harte, C. (2023). Relating relational networks: An initial experimental analysis. Journal of the experimental analysis of behavior, 120(2), 228–240. https://doi.org/10.1002/jeab.854
Henklain, M. H. O., Muniz, M., dos Santos Carmo, J., Haydu, V. B., Keeley, J. W., & Buskist, W. (2023). Teacher Behavior Checklist’s psychometric properties: A study with Brazilian undergraduates. CES Psicología, 16(1), 161-179. http://dx.doi.org/10.21615/cesp.6371
Hernández, L. G., Garcia, C. H. S., Souza, J. M. F., Cruz, G. C. N. D., Calábria, L. K., Moreno, A. M., Espindola, F. S., Souza, D. G., & Sousa, M. V. (2023). Study of Melipona quadrifasciata brain under operant learning using proteomic and phosphoproteomic analysis. Anais da Academia Brasileira de Ciencias, 95(suppl 1), e20201317. https://doi.org/10.1590/0001-3765202320201317
Hussein, L. G., do Nascimento Silva, L. T., Gil, M. S. C. A., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2023). Effect of density of tests interposed in equivalence-based instruction on speech accuracy in picture naming. The Psychological Record, 73(4), 525–540. https://doi.org/10.1007/s40732-023-00570-0
Huziwara, E. M., Cedro, Á. M., Rodrigues, R. M., de Oliveira, T. P., Bortoloti, R., & Jaeger, A. (2023). Affective priming caused by musical chords on human facial expressions. Psychology of Music, 51(2), 541-552. http://dx.doi.org/10.1177/03057356221097996
Jaeger Godoy, M. C. ., de Souza, S. R. ., Gris, G., & dos Santos Carmo, J. . (2023). Efeitos do jogo Korsan na aprendizagem de subtração em pré-escolares. Acta Comportamentalia: Revista Latina De Análisis Del Comportamiento, 31(2). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/85835
Júnior, A. P. d. O., & Lozada, A. d. O. (2023). Research on the use and creation of paradidactic books for teaching probability in the final years of elementary school in Brazil. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), 14,1-25. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v14n4a08
Keuffer, S. I. C., & de Souza, C. B. A. (2023). Peer-Mediated Intervention to Teach Social Interaction to People with Autism: A Systematic Review. Psychology, 14(8), 1331-1350. https://doi.org/10.4236/psych.2023.148075
Kusano, M. E., Domeniconi, C., & Schmidt, A. (2023). Comparação de procedimentos para ensino de emoções faciais para criança com TEA: Um estudo exploratório. Acta Comportamentalia, 31(2). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/85834
Lameira, M. F. N., Bezerra, F. R., Toassi, P. F. P., Cravo, A. M., & Carthery-Goulart, M. T. (2023). Evidence of non-selective lexical access to second and third language in unbalanced multilinguals: an N400 study on the processing of interlingual homographs. Pandaemonium Germanicum, 26(49), 35-67.
Laporte, F. F., & de Melo, R. M. (2023). Recombinative instruction-following without reinforcement. The Psychological Record, 73(2), 237–251. https://doi.org/10.1007/s40732-023-00547-z
Leria, L. de A., Alves, G. da S., Benitez, P., & Silva, F. J. F. da. (2023). Perspectivas de pessoas com deficiência visual sobre a acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Revista Educação Especial, 36(1), e57/1–31. https://doi.org/10.5902/1984686X84416
Lessa, T. C. R., Prette, A. D., & Prette, Z. A. P. D. (2023). Treinamento de Habilidades Sociais em alunos de graduação: uma revisão sistemática. Psicologia Escolar e Educacional, 26, e236195. https://doi.org/10.1590/2175-35392022236195
Lopes, P. S. G., Silva, A. J. M., & Barros, R. S. (2023). Alteração de função de faces por meio da formação de classes de equivalência em crianças com autismo. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 25(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1748
Martins, M. I., Cardoso, F. E. C., Caramelli, P., Mariano, L. I., Rocha, N. P., Jaeger, A., Teixeira, A. L., Tumas, V., Camargos, S. T., & De Souza, L. C. (2024). Hearts and Minds: Emotion Recognition and Mentalizing in Parkinson's Disease and Progressive Supranuclear Palsy. Archives of Clinical Neuropsychology, 39(4), 516-522. https://doi.org/10.1093/arclin/acad081
Martins, T. H. S., Rodrigues, R. M., Araújo, F. C. O., Cedro, Á. M., Bortoloti, R., Varella, A. A. B., & Huziwara, E. M. (2023). Transfer of functions based on equivalence class formation using musical stimuli. Journal of the experimental analysis of behavior, 120(3), 394–405. https://doi.org/10.1002/jeab.881
Mendonça de Sousa, M., Teodoro, M. L. M., & Huziwara, E. M. (2024). Sistematização de um método analítico-comportamental para desenvolver comportamentos em contextos de intraempreendedorismo. Organizações em Contexto, 19(38), 341–385. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p341-385
Meyer, K., Castilho, K. C. de ., & Carmo, J. dos S. (2023). Ansiedade matemática e a relação entre família, estilo parental e status socioeconômico. Cadernos de Pesquisa, 53, e09989. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9989
Miklós, M. L. D. W., Ricciarelli, G. F., Silva, J. D. L., Oliveira, M. P., & Debert, P. (2023). Emparelhamento por identidade com estímulos compostos e o aprendizado de sequências de notas musicais. Revista brasileira de análise do comportamento (REBAC), 19(1), 23-33. doi:http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i1.14940
Monalisa França Salvador, S., Mamhy Oliveira Kumada, K., R. Marsura, . N. ., & Benitez, P. . (2023). Escolarização de estudantes surdos e com autismo: estratégias educacionais mapeadas na literatura. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.772
Moreira Cedro, Átila ., & Massayuki Huziwara, E. . (2023). Ensino de Classificação de Acordes Consonantes e Dissonantes por meio de um Treino de Múltiplos Exemplares. Acta Comportamentalia: Revista Latina De Análisis Del Comportamiento, 31(1). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/85005
Mori, F. ; Benitez, P. ; Domeniconi, C ; Balog, L ; Gois, J. P. ; Trevisan, D. F. (2023). Avaliação do Conceito de Dúzia Mediada pela Família de Estudantes com Autismo Durante a Pandemia. Pedagogia em Ação (PUC-MG), 20(1), 45.
Moura, T. L. D., Benitez, P., Gomes, V. M. S., Elias, N. C., & Picharillo, A. D. M. (2023). Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. Ciência & Educação (Bauru), 29, e23010. https://doi.org/10.1590/1516-73132024E1
Neves, A. J. D., Almeida‐Verdu, A. C. M., Silva, L. T. D. N., Moret, A. L. M., & de Souza, D. D. G. (2023). Sentence comprehension and production in children with cochlear implants: Errorless procedures and equivalence‐based instruction. Behavioral Interventions, 38(2), 376-400. https://doi.org/10.1002/bin.1922
Oliveira Júnior, A. P. de, & Barbosa, N. D. (2023). Avaliando a usabilidade de um jogo digital para o ensino de probabilidade por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Perspectivas Da Educação Matemática, 16(43), 1-20. https://doi.org/10.46312/pem.v16i43.17836
Oliveira Júnior, A. P. de, & Oliveira Santos, E. R. de . (2023). O feminismo negro surdo na educação inclusiva. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.36942/revincluso.v2i1.848
Oliveira Júnior, A. P. de, & Santos, L. R. da S. (2023). A Utilização e Criação de Paradidáticos para o Ensino de Estatística no Ensino Fundamental no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 30(3), 55–80. https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.40
Oliveira Júnior, A. P. de, Salerno, S., & Oliveira Morais, A. M. de. (2023). A Compreensão de Termos Estatísticos: o que é Censo e qual é a sua utilização no cotidiano?. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7501
Oliveira Pereira de Souza, T., & Mendonça Ribeiro, D. . (2023). Revisão sistemática da literatura sobre o treinamento para a aplicação do ensino por tentativas discretas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–22. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1698
Oliveira, L. P., & Postalli, L. M. M. (2023). Ensino de leitura e escrita para dois alunos com deficiência intelectual a partir de um programa de ensino informatizado. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 25(1), 1–20. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v25i1.1692
Orbach, L., Fritz, A., Haase, V. G., Dowker, A., & Räsänen, P. (2023). Conditions of distance learning and teaching and their relation to elementary school children's basic number skills after the suspension of face-to-face teaching during the COVID-19 pandemic. In Frontiers in Education, 8. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1083074
Pansarim, V., Leite-Panissi, C. R. A., & Schmidt, A. (2023). Chronic restraint stress alters rat behavior depending on sex and duration of stress. Behavioural processes, 207, 104856. https://doi.org/10.1016/j.beproc.2023.104856
Pereira, J. L., Ulisses, S. M. V., Del Bianco, O. M., & Lukasova, K. (2023). Symptoms of post-traumatic stress disorder and affects in healthcare workers during the COVID-19 pandemic. Estudos de Psicologia (Campinas), 40, e200213. https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e200213
Perez, W. F. (2023). Skinner and relational frame theory: Integrating units of analysis on a continuum of complexity. The Psychological Record, 1-18. http://dx.doi.org/10.1007/s40732-023-00559-9
Perez, W. F., dos Santos Zuppani, T., Dorigon, A. H., de Vasconcellos, E. L., da Silva, M. A., Lima, N. D. P., de Almeida, R. B. M., Montan, R. N. M., de Almeida, J. H., & de Rose, J. C. (2023). The transfer of meaning via contextually controlled equivalence relations. The Psychological Record, 73(4), 587–592. https://doi.org/10.1007/s40732-023-00568-8
Perez, W. F., Harte, C., Barnes-Holmes, D., Gomes, C. T., Mohor, B., & de Rose, J. C. (2023). Generalized contextual control based on nonarbitrary and arbitrary transfer of stimulus functions. Journal of the experimental analysis of behavior, 119(3), 448–460. https://doi.org/10.1002/jeab.839
Picanço da Costa Rodrigues, L. ., Monteiro Martins, T. E. ., & da Silva Barros, R. (2023). Treino Computadorizado para Implementar Ensino com Esvanecimento Flexível de Ajudas. Acta Comportamentalia: Revista Latina De Análisis Del Comportamiento, 31(3). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/86438
Queiroz Amaral, A. R., & de Melo, R. M. (2023). Ensino baseado em equivalência e dicas e aprendizagem de operações aditivas. Acta Comportamentalia: Revista Latina De Análisis Del Comportamiento, 31(4). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/87201
Quintão, C. S., Aiello, A. L. R., & Gil, M. S. C. D. A. (2023). Inventário Portage Operacionalizado para Crianças com Baixa Visão: Uma Análise de Especialistas. Avaliação Psicológica, 22(2), 134-142. https://doi.org/10.15689/ap.2023.2202.20915.03
Regaço, A., Zapparoli, H. R., Aggio, N. M., Silveira, M. V., & Arntzen, E. (2023). Maintenance of stimulus equivalence classes: A bibliographic review. The Psychological Record, 73(1), 1–11. https://doi.org/10.1007/s40732-023-00535-3
Ribeiro, G. W., & de Souza, D. G. (2024). Evidence of precurrent responses expanding equivalence classes in a delayed matching-to-sample task. Journal of the experimental analysis of behavior, 121(2), 151–162. https://doi.org/10.1002/jeab.886
Rocha, N. P., Carreira, E. X., Almeida Prado, A. C. de ., Tavares, F., Tavares, M., Cardoso, F., Jaeger, A., Souza, L. C. de ., & Teixeira, A. L.. (2023). Cognitive evaluation in Parkinson’s disease: applying the Movement Disorder Society recommendations in a population with a low level of formal education. Arquivos De Neuro-psiquiatria, 81(2), 119–127. https://doi.org/10.1055/s-0042-1759761
Rodrigues, R. M., Almeida Verdu, A. C., Postalli, L. M. M., & Huziwara, E. M. (2023). Teaching Conditional Relations between Music Progressions and Faces for Child Cochlear Implant Users. The Psychological Record, 73(4), 289-299. http://dx.doi.org/10.1007/s40732-023-00544-2
S Z Maia, V., Silva, C. M., de Paula Oliveira, I., da Silva Oliveira, V. R., Dale, C. S., Baptista, A. F., & Caetano, M. S. (2023). Time perception and pain: Can a temporal illusion reduce the intensity of pain?. Learning & behavior, 51(3), 321–331. https://doi.org/10.3758/s13420-023-00575-3
Santos Oliveira, J. M. dos, Abreu Vasconcelos, L. ., Ferreira Sampaio, I. ., Maciel Bizerra Mota, F. ., & Luana Oliveira Marfil, C. (2023). Pandemia de Covid-19 e relações verbais em redes sociais. Cadernos De Psicologia, 3(2), 23. https://www.cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/192
Silva, G. H. G. da, Lautert, S. L. ., Carmo, J. dos S., Santos, E. M. dos, & Santos, D. E. L. dos. (2023). Microagressões no contexto de ensino e aprendizagem da matemática: uma análise teórico-conceitual. Educação Matemática Pesquisa, 25(1), 283–304. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25ip283-304
Silva, J. M., Silva, B. C. S., Lopes, N. B. F., Jacob, R. T. S., & Moret, A. L. M. (2023). Effectiveness of Computerized Auditory Training on Speech Perception in Children With Hearing Loss: A Systematic Review. American Journal of Audiology, 32(4), 990–1004. https://doi.org/10.1044/2023_AJA-23-00078
Silva, R., Debert, P., & Miguel, C. (2023). Testes de equivalência com tentativas intercaladas com reforçamento por meio do Go/no-go com estímulos compostos em crianças com autismo. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 19(1). doi:http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v19i1.14938
Silveira, P. S. P., de Oliveira Siqueira, J., Bernardy, J. L., Santiago, J., Meneses, T. C., Portela, B. S., & Benvenuti, M. F. (2023). Modeling VI and VDRL feedback functions: Searching normative rules through computational simulation. Journal of the experimental analysis of behavior, 119(2), 324–336. https://doi.org/10.1002/jeab.826
Silveira, V. G., Rosa, B. R., Benitez, P., & Tannús-Valadão, G. (2023). Planejamento Educacional Individualizado de Estudante com Autismo na Universidade. Psicologia Escolar e Educacional, 27, e238308. https://doi.org/10.1590/2175-35392023-238308
Soares, A. A., Benitez, P., da Rocha, L. R. M., & Pasian, M. S. (2023). Análise do Perfil e dos Direitos de Usuários Atendidos no Serviço Atende+ de São Paulo. Cadernos da FUCAMP, 22(56).
Souza Carneiro, J. do R., Cruz Keuffer, S. I., & Melo e Silva, Álvaro . J. (2023). Implementação de ensino incidental via profissionais e cuidadores a crianças autistas. Acta Comportamentalia: Revista Latina De Análisis Del Comportamiento, 31(4). https://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/87203
Souza, C. M. C. de ., & Varella, A. A. B.. (2023). Aprendizagem Simbólica de Crianças com Autismo: Potencial Preditivo de uma Tarefa . Psicologia: Teoria e Pesquisa, 39, e39205. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39205.pt
Teixeira, D. S. L., Carthery-Goulart, M. T., & Lukasova, K. (2023). Clustering and Switching on verbal fluency tests in elementary school children with and without learning difficulties. Clustering e Switching nos testes de fluência verbal em crianças do ensino fundamental I com e sem dificuldade de aprendizagem. CoDAS, 35(6), e20220003. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20232022003pt
Tomanari, G. Y., Santos, A. A. A. dos, Mourão, L., Teixeira, M. A. P., & Araújo, A. (2023). How international are the Brazilian graduate programs in psychology? Trends in Psychology, 1-22. https://doi.org/10.1007/s43076-023-00267-x
Vasconcelos, L. A. (2023). Análise Aplicada do Comportamento e a Cultura: Contextos da Terapia Analítico-Comportamental Infantil. Perspectivas em Análise do Comportamento, 003-026.
Vieira-Santos, J., Prette, A. D., Prette, Z. A. P. D., & Almeida, L. S. (2023). Evidências de Validade Baseadas na Estrutura Interna do IHSE-PU-Aluno. Avaliação Psicológica, 22(2), 111-124. https://doi.org/10.15689/ap.2023.2202.19668.01
Wu, S. V., Guimarães, M. S. da S., Paixão, G. M. da, & Silva, Álvaro J. M. e. (2023). Efeito de um pacote de ensino sobre o desempenho de cuidadoras no treino de ocupações para crianças com TEA. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 31, e3314. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO253633141