Capítulos de Livros - 2019
Benitez, Priscila; SANTOS, C. ; DOMENICONI, C. ; Bondioli, R. M. . Estratégias inclusivas e envolvimento de agentes educacionais. In: Luciana Maria Caetano e Sandreilane Cano da Silva. (Org.). PSICOLOGIA PARA PAIS E EDUCADORES Volume 01 Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo. 1ed.: , 2019, v. 01, p. 81-88.
BRAZOROTTO, J. S. ; MORET, A. L. M. . Desenvolvimento da linguagem oral. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal - RN: SEDIS-UFRN, 2019, v. 1, p. 274-285.
BRAZOROTTO, J. S. ; MORET, A. L. M. . Estratégias de comunicação. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal - RN: SEDIS-UFRN, 2019, v. 1, p. 320-328.
BRAZOROTTO, J. S. ; MORET, A. L. M. . Relação entre o desenvolvimento das habilidades de audição e linguagem oral e a criança com deficiência auditiva. In: Sheila Andreoli Balen; Joseli Soares Brazorotto. (Org.). Uso do Sistema de FM no ambiente escolar. 1ed.Natal - RN: SEDIS-UFRN, 2019, v. 1, p. 286-296.
CAMPANHA, A. C. ; SOUZA, D. S. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; MACHADO, THAÍS HELENA . Dispraxia. In: Thiago Ferreira. (Org.). Distúrbios da Comunicação oral em adultos e idosos: manual prático. 1ed.Ribeirão Preto: Book Toy, 2019, v. 1, p. 47-59.
CARMO, J. S.; MENDES, A. C. ; COMIN, B. . Marcas emocionais do ensino: o caso da ansiedade em relação à matemática. In: Pedro Lucio Barboza. (Org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula de matemática. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. , p. 87-103.
CARMO, JOÃO S.; GRIS, G. ; PALOMBARINI, L. S. . Mathematics Anxiety: Definition, Prevention, Reversal Strategies and School Setting Inclusion. In: Kollosche, D.; de Souza, R.M.J.; Knigge, M.; Penteado, M.G.; Skovsmose, O.. (Org.). Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 403-418.
CARTHERY, M.T.; CARTHERY-GOULART, M. T. ; MACHADO, T. H. ; CAMPANHA, A. C. . Distúrbio Cognitivo Comunicativo. In: Thiago Ferreira. (Org.). Distúrbios da comunicação oral em adultos e idosos :manual prático. 1ed.Ribeirão Preto: Book Toy, 2019, v. 1, p. 221-234.
CARVALHO, M. R. S. ; HAASE, V. G. . Genetics of Dyscalculia 1: In Search of Genes. In: Annemarie Fritz; Vitor Geraldi Haase; Pekka Räsänen. (Org.). International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. 1ed.São Paulo: Springer Brazil, 2019, v. , p. 329-344.
CARVALHO, M. R. S. ; HAASE, V. G. . Genetics of Dyscalculia 2: In Search of Endophenotypes. In: Annemarie Fritz; Vitor Geraldi Haase; Pekka Räsänen. (Org.). International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. 1ed.São Paulo: Springer Brazil, 2019, v. , p. 345-366.
Cordeiro, P ; Soares, P. G. ; BENVENUTI, M. F. . Se até os pombos acreditam.... In: Paulo Guerra Soares; João Henrique de Almeida; Carlos Renato Xavier Cançado. (Org.). Experimentos Clássicos em Análise Experimental do Comportamento (Vol. 2). 1ed.: , 2019, v. 1, p. 56-70.
COSTA HÜBNER, MARIA MARTHA; STARLING, R. . La diseminación del análisis de la conducta en Brasil: una breve historia y avances recientes. In: Carlos Javier Flores Aguirre; Laura Rebeca Mattos Morfín. (Org.). Recuento histórico del análisis de la conducta. 1ed.México: Universidad de Guadalajara, 2019, v. 1, p. 121-140.
de Rose, J. C.; MCILVANE, William J . Murray Sidman (1923-2019): Das leis do comportamento individual à análise comportamental da cognição. In: Diego Zilio; Kester Carrara. (Org.). Behaviorismos. Reflexões históricas e conceituais. 1ed.São Paulo: Paradigma, 2019, v. 3, p. 113-150.
DEBERT, P. ; TOMANARI, G. Y. . Guttman e Kalish (1956): pilares empíricos para a compreender controle de estímulos. In: P. G. Soares; J. H. Almeida; C. R. X. Cançado. (Org.). Experimentos Clássicos em Análise do Comportamento. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2019, v. 2, p. 182-191.
Debert, Paula; Tomanari, G. Y. . Guttman e Kalish (1956): pilares empíricos para a compreender controle de estímulos. In: Paulo Guera Soares; João Henriquede Almeida; Carlos Renato Xavier Cançado. (Org.). Experimentos Clássicos em Análise do Comportamento. 1ed.Brasilia: Instituto Walden4, 2019, v. 2, p. 182-191.
Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A . Instrumentos de avaliação de habilidades sociais no Brasil. In: M. N. Baptista e cols.. (Org.). Compêndio de Avaliação Psicológica. 1ªed.Petrópolis: Vozes., 2019, v. 1, p. 376-396.
Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A. . Studies on social skills and social competence in Brazil: A history in construction. In: S. H. Koller. (Org.). Psychology in Brazil: Scientists Making a Difference. 1ed.Cham (SWZ): Springer International Publishing, 2019, v. , p. 00-.
Estivalet G ; HARTMANN, N. ; MARQUIAFAVEL, V. ; LUKASOVA, K. ; GOULART, M. T. C. ; ALUISIO, S. M. . LexPorBr Infantil: uma base lexical tripartida e com interface Web de textos ouvidos, produzidos, e lidos por crianc¸as. In: STILL XII Symposium in Information and Human Language Technology and Collocates Events, 2019, Salvador. XII Symposium in Information and Human Language Technology and Collocates Events, 2019. v. 1. p. 190-199.
FIGEL, F. ; DUCATTI, M. ; FONTANESI, S. R. O. ; SCHMIDT, A. . Gerontologia Comportamental: Manejo comportamental de problemas associados ao envelhecimento. In: Alessandra Turini Bolsoni-Silva; Diego Zilio; Helder Lima Gusso; João Henrique de Almeida; Paulo César Morales Mayer. (Org.). Comportamento em foco (vol. 9): análises teóricas, educação e questões sociais. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental - ABPMC, 2019, v. 9, p. 48-68.
Fritz, Annemarie ; HAASE, V. G. ; Räsänen, Pekka . Introduction. In: Annemarie Fritz; Vitor Geraldi Haase & Pekka Räsänen. (Org.). International Handbook of Mathematical Learning Difficulties: from the Laboratory to the Classroom. 1ed.São Paulo: Springer Brazil, 2019, v. 1, p. 1-6.
GODOY, M. A. B. ; GIL, M. S. C. A. . Habilidades Sociais em crianças com deficiência visual - necessidade na prática inclusiva: estado da arte. Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica. 1ªed.Santa Maria: FACOS_UFSM, 2019, v. 1, p. 255-274.
GODOY, M. A. B. ; GIL, M. S. C. A. . Impacto da respiração oral e dos distúrbios respiratório do sono no desenvolvimento e aprendizagem infantil. Os casos excluídos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 1ªed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019, v. 1, p. 107-124.
HAASE, V. G.; Guimarães, A. P. L. ; WOOD, G. . Mathematics and Emotions: The Case of Math Anxiety. In: Annemarie Fritz; Vitor Geraldi Haase; Pekka Räsänen. (Org.). .) International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. 1ed.São Paulo: Springer Brazil, 2019, v. , p. 469-504.
HAASE, V. G.; KRINZINGER, HELGA . Adding all up: Mathematical Learning Difficulties Around the World. In: Annemarie Fritz; Vitor Geraldi Haase; Pekka Räsänen. (Org.). International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. 1ed.São Paulo: Springer Brazil, 2019, v. , p. 311-328.
HAYDU, VERÔNICA BENDER ; SOUZA, S. R. ; CARMO, J. S. ; GRIS, G. ; HENKLAIN, MARCELO H. O. . Análise do Comportamento aplicada e tecnologias educacionais para o ensino de matemática e comportamento musical. In: Josiane Cecília Luiza; Jonas gamba; Nádia Kienen; Silivia Regina de Souza Arrabal Gil. (Org.). Psicologia e Análise do Comportamento: Pesquisa e Intervenção. qed.Londrina: EDUEL, 2019, v. , p. 91-105.
Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de . Apontamentos da militarização nas escolas brasileiras - Uma tendência?. In: Fátima Aparecida Kian; Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Os novos caminhos da Educação no Brasil. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural, 2019, v. 1, p. 13-26.
MARTURANO, EDNA MARIA ; Del Prette, Z. A. P. . Psicologia Social e do Desenvolvimento ao longo do ciclo vital: Uma parceria bem-sucedida entre Portugal e Brasil. In: C. Andrade, C. Antunes, J. Gato, l. Faria, M. Matias, & S. Coimbra.. (Org.). Olhares sobre a Psicologia Diferencial. 1ed.Porto: Legis, 2019, v. , p. 207-222.
MELO, Raquel Maria de. É possível aprender sem ou com o mínimo de erros?. In: Paulo Guerra Soares;João Henrique de Almeida; Carlos Renato Xavier Cançado. (Org.). Experimentos clásicos em Análise do Comportamento. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2019, v. 2, p. 192-210.
Menzori, L. R. F. ; Almeida-Verdu, A. C. ; Huziwara, E. M. . Extensão do controle visual para o controle auditivo em crianças com implante coclear: Procedimento de fading (out). In: Paula Suzana Gioia; Marcos Spector Azoubel. (Org.). Estudos em análise do comportamento e saúde. 1ed.Curitiba: CVR Ltda., 2019, v. 1, p. 77-106.
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida . UM PASSEIO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC POR MEIO DO ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Fátima Aparecida Kian; Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Educação em Pauta. 1ed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2019, v. 1, p. 43-65.
Räsänen, Pekka ; HAASE, V. G. ; Fritz, Annemarie . Challenges and Future Perspectives. In: Annemarie Fritz; Vitor Geraldi Haase; Pekka Räsänen. (Org.). International handbook of math learning difficulties: from the lab to the classroom. 1ed.São Paulo: Springer Brazil, 2019, v. , p. 799-828.
ROSSI, N. F. ; Giacheti, Celia M. . The Effects of Genetic Disorders on Language. In: J. L. Matson. (Org.). Handbook of Intellectual Disabilities, Autism and Child Psychopathology. 1ed.Suiça: Springer Cham, 2019, v. 1, p. 305-324.
SCHMIDT, A.. Aprendizagem de relações condicionais em idosos com transtornos neurocognitivos. In: Paula Suzana Gioia; Marcos Spector Azoubel. (Org.). Estudos em análise do comportamento e saúde. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 57-76.
Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Formação de professores em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o ensino de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. In: Lenira Haddad; Walter Matias Lima. (Org.). Múltiplos olhares sobre a formação docente. 1ed.Maceió: Edufal, 2019, v. 1, p. 85-111.
SILVA, G. G. ; GIL, M. S. C. A. . Alunos com fissura lábio palatina:'abrindo a boca' para este público. In: Ana Claudia de Oliveira Pavão; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Os casos excluídos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 1ªed.Santa Maria-RS: FACOS-UFSM, 2019, v. , p. 37-58.
SILVA, H. S. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. . Avaliação Neuropsicológica da Leitura e da Escrita. In: Fontoura, D.R.D.;Rodrigues, J.C.; Fonseca, R.P.; Salles, J.F.. (Org.). Neuropsicologia da Linguagem: bases para a avaliação e reabilitação. 1ed.Sao Paulo: Vetor, 2019, v. 1, p. 89-101.
TODOROV, J. C.. Las muchas historias del conductismo.. In: Carlos Javier Flores Aguirre; Laura Rebeca Mateos Morfin. (Org.). Recuento histórico del analisis de la conducta.. 1ed.Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2019, v. 1, p. 15-17.