Aggio, N. M., de Oliveira Teixeira, I., & de Rose, J. C. (2020). An Exploratory Study of Directly Taught and Emergent Relations in an Elderly Woman with Alzheimer’s Disease. The Psychological Record, 1-5. https://doi.org/10.1007/s40732-020-00441-y
Albrecht, C., & Hanna, E. S. (2019, publicado em março 2020). Pareamento ao modelo com ajuste do atraso: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Análise do comportamento, 15(1), 51-60. https://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/8327
ALBUQUERQUE, I.; BENITEZ, P. O brincar e a criança com transtorno do espectro autista: Revisão de estudos brasileiros. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, p. 1939-1953, 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12811
ARAN, M. A. S. ; DONADELI, J. M. ; DOMENICONI, CAMILA ; Benitez, Priscila ; Bondioli, R. M. . Aplicação de programa de leitura com compreensão de textos a crianças. ACTA COMPORTAMENTALIA, v. 28, p. 187-204, 2020. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7439686
Arruda, D. A. D., & Souza, D. H. (2020). For whom is it worth lying? Prosocial lies in school children. Paidéia (Ribeirão Preto), 30. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3019
Barbosa-Pereira, D., Martins, P. S., Guimarães, A. P., Silva, E. D. O., Batista, L. T., Haase, V. G., & Lopes-Silva, J. B. (2020). How Good Is the Phoneme Elision Test in Assessing Reading, Spelling and Arithmetic-Related Abilities?. Archives of Clinical Neuropsychology, 0, 1-16. https://academic.oup.com/acn/advance-article-abstract/doi/10.1093/arclin/acz085/5707549
BELEZA, G. D.; SILVEIRA, M. V.; BORTOLOTI, R.; HUZIWARA E. M. Electrophysiological analysis of stimulus variables in equivalence relations. Journal of the Experimental Analysis of Behavior (advance online publication). Dez. 2020. https://doi.org/10.1002/jeab.664
BENITEZ, P.; KIRCHNER, L. F.; RIBEIRO, G. W.; TATMATSU, D. I. B. Habilidades Sociais Educativas de pais de crianças com e sem deficiência intelectual. PSICO-USF (IMPRESSO), v. 25, p. 415-424, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-82712020250302
Benitez, Priscila; ALBUQUERQUE, I. ; MANONI, N. V. ; RIBEIRO, A. F. ; Bondioli, R. M. . CENTRO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: ESTUDO DE CASO INTERDISCIPLINAR EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA. Psicologia. Teoria e Prática, v. 22, p. 332-350, 2020. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/11721
Bortoloti, R., de Almeida, R. V., de Almeida, J. H., & de Rose, J. C. (2020). A Commentary on the Dynamics of Arbitrarily Applicable Relational Responding Involving Positive Valenced Stimuli and its Implications for the IRAP Research. The Psychological Record, 1-6. https://doi.org/10.1007/s40732-020-00413-2
Calci, F. L., Albuquerque, A. R., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2020). Efeito de ensino com diferentes modalidades de sinal na emergência de equivalência e de respostas verbais expressivas com Língua Brasileira de Sinais. Acta Comportamentalia, 28(1), 73-90. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/75182
Camargo, J., & Calixto, F. (2020). Combatendo a tragédia dos comuns: Como estratégias de autocontrole e cooperação social podem contribuir para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 16(1). http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v16i1.9099
Cardoso, A. L. & Melo, R. M. (2019/publicado em janeiro/2020). Quantidade de treino e reorganização de classes de equivalência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, 1-11. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100307&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Carneiro, A. C., Brassolatti, I. M., Nunes, L. F. S., Damasceno, F. C. A., & Cortez, M. D. (2020). Ensino de Pais via Telessaúde para a Implementação de Procedimentos Baseados em ABA: Uma Revisão de Literatura e Recomendações em Tempos de COVID-19. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 16(2). http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v16i2.9608
Castro, R. M. L. ; COSTA, M. R. C. ; SILVA, Á. J. M. ; Souza, C. B. A. ; BARROS, R. S. . Vídeos para instrução remota de cuidadores de crianças com desenvolvimento atípico durante a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 16, p. 174-182. HTTP://DX.DOI.ORG/10.18542/REBAC.V16I2.9609
Costa, M. ; Souza, C. B. A. (2020) Aquisição de intraverbais em crianças com autismo: efeitos do pareamento de estímulos e respostas ecoicas. PSICOLOGIA USP (IMPRESSO), v. 31, p. e19006. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e190061
de Almeida, J. H., Cortez, M. D., & de Rose, J. C. (2020). The Effects of Monitoring on Children’s Rule-Following in a Computerized Procedure. The Analysis of Verbal Behavior, 1-13. https://doi.org/10.1007/s40616-020-00130-5
Dias, G. C. B, Silveira, M. V., Bortoloti, R., & Huziwara, E. M. (2020). Electrophysiological analysis of stimulus variables in equivalence relations. Journal of the experimental analysis of behavior. https://doi.org/10.1002/jeab.664
Do Espírito-Santo, R.R.B., Dias, G.C.B., Bortoloti, R. et al. Effect of the number of training trials on the event-related potential correlates of equivalence relations. Learn Behav, 48, 221–233 (2020). https://doi.org/10.3758/s13420-019-00389-2. https://link.springer.com/article/10.3758/s13420-019-00389-2#citeas
Giorjiani, GM, Biazoli Jr, CE, & Caetano, MS (2020). Differences in perceived durations between plausible biological and non‑biological stimuli. Experimental Brain Research (published online on Nov 02). https://doi.org/10.1007/s00221-020-05904-w
Guerra, B. T., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2020). Ensino de Comportamento Verbal Elementar por Exemplares Múltiplos em Crianças com Autismo. Psicologia: Ciência e Profissão, 40, 1-17. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100101&tlng=pt
Guzzo, R. S. L., Bastos, A. V. B., Primi, R., dos Santos Carmo, J., Espíndula, D. H. P., de Oliveira, T. P., & Gurski, R. R. (2020). Formación en Psicología en Brasil: de las expectativas a la realidad. Teoría y Crítica de la Psicología, 14, 112-132. http://www.teocripsi.com/ojs/index.php/TCP/article/view/287
Henklain, M. H., Carmo, J. D. S., Haydu, V. B., & Muniz, M. (2020). Teacher Behavior Checklist Content Validity According to Brazilian Teachers and Undergraduates. Psico-USF, 25(1), 171-183. https://doi.org/10.1590/1413-82712020250114
Jaeger, A., Queiroz, M. C., Selmeczy, D., & Dobbins, I. G. (2020). Source retrieval under cueing: Dissociated effects on accuracy versus confidence. Journal of Experimental Psychology. Learning, memory, and Cognition. Advance online. publication. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32105146/
Johnson, C., Iversen, I., Kenyon, P., Holth, P., & de Souza, D. G. (2020). Murray Sidman: A life of giving. Journal of Applied Behavior Analysis. https://doi.org/10.1002/jaba.718
Koltermann, G., Becker, N., Lopes-Silva, J. B., Gomides, M. R. D. A., Paiva, G. M., Haase, V. G., & Salles, J. F. D. (2020). Are “cool” executive function impairments more salient in ADHD symptoms than in reading disability?. Dementia & Neuropsychologia, 14, 47-55. https://doi.org/10.1590/1980-57642020dn14-010008
LAMEIRA, M. F. N.; TORRESI, E. C. B.; LUKASOVA, K.; CARTHERY-GOULART, M. T. Línguas em conflito: modelos de acesso lexical a partir do input ortográfico em bilíngues e multilíngues e o efeito do multilinguismo sobre as funções executivas. Cadernos de Tradução, v. 40, n. esp. 2, p. 185-216, set.-dez. 2020. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40nesp2p185
Leal, C. F. S., & de Melo, R. M. (2020). Efeito do pareamento ao modelo com atraso fixo ou ajustado na formação de classes de equivalência. Perspectivas em Análise do Comportamento, 11(2), 177-191. https://doi.org/10.18761/PAC.2020.v11.n2.05
MACHADO, A.; GUILHARDI, P.; CAETANO, M. S.; SILVA, F. J. Rules of conduct for behavior analysts in the presence of hypothetical constructs: A commentary on Eckard and Lattal (2020). Perspectives on Behavior Science, v. 43, n. 4, p. 791–802, dez. 2020. https://doi.org/10.1007/s40614-020-00272-w
MARTINS, T. E. M.; Barros, R. S. (2020). Correção de erros com tentativas distratoras no ensino de crianças diagnosticadas com TEA. Acta Comportamentalia, V. 28 (2), p. 301-319. http://revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/76765
Mascotti, T. S., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2020). Diferenças entre o Ensino por Múltiplos Exemplares e o Treino por Múltiplos Exemplares: revisão de literatura. Acta Comportamentalia, 28(2), 321-338. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/76766
Mazzoca, R. H., & Cortez, M. D. (2019). O papel de contingências de competição no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(4), 432-450. http://usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/1404
Medeiros, N. N. F. A., Oliveira, J. M, & Hanna, E. S. (2020). Efeito do tempo de exposição na extensão do controle de estímulos. Acta Comportamentalia, 28(2), 169-186. http://revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/75949
Melo, T. M., Yamaguti, E. H., Moret, A. L. M., Costa, O. A., & Lopes, N. B. F. (2020). Development of auditory and language skills in children using cochlear implants with two signal processing strategies. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 86, p. 720-726. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1808869419300588?via%3Dihub
Menotti, A. R. S., Domeniconi, C., & Da Costa, A. R. A. (2020). Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada. CoDASs, 32 (1). https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018294
Mizael, T. M., de Almeida, J. H., Roche, B., & de Rose, J. C. (2020). Effectiveness of Different Training and Testing Parameters on the Formation and Maintenance of Equivalence Classes: Investigating Prejudiced Racial Attitudes. The Psychological Record, 1-13. https://doi.org/10.1007/s40732-020-00435-w
Morais, M. A. S.; Almeida-Verdu, A. C. M.; Oliveira, T. P. (2020). Independência funcional de operantes verbais vocais em crianças implantadas. Acta Comportamentalia, 28, 461-478. http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/77325/68269
Nepomoceno, Estela B.; Cravo, André M.; Reyes, Marcelo B.; Caetano, Marcelo S. Temporal regularity and stimulus control in multiple fixed interval schedules. Behavioural Processes, v. 171, p. 104019, 2020. DOI: 10.1016/j.beproc.2019.104019. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S037663571930275X
Neves, A. J., Almeida Verdu, A. C. M., Silva, L. T. N., & Moret, A. L. M. (2020). Aquisição da precisão da fala de sentenças em crianças com implante coclear. Revista de Psicología (Lima), 38, 381-421. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/22240
Neves, A. J., Almeida-Verdu, A. C. M., Silva, L. T. N., Moret, A. L. M., & de Souza, D. G. (2020). Auditory sentence comprehension in children with cochlear implants after simple visual discrimination training with specific auditory-visual consequences. Learning & Behavior. https://doi.org/10.3758/s13420-020-00435-4
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; BARBOSA, Nilceia Datori. O jogo pedagógico “brincando com a probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental. Zetetiké (Online), Campinas, SP, v. 28, p 1-21, 2020. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656609
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; BARROS NETO, Daniel de Freitas; ALVES, Gisele Cristiane Silva. Estudo sobre a correlação e a regressão linear em livros didáticos do ensino superior no Brasil. Educação Matemática em Revista - RS , v. 21, n. 1, p.128 - 140, 2020. http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2062
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva. Educação estatística e os processos de aprender e ensinar estatística e probabilidade. Zetetiké (Online), Campinas, SP, v. 28, p 1-12, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8659840. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8659840/22448
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; FONTANA, Edmeire Aparecida. O Saresp e questões de estatística para o nono ano do ensino fundamental. Zetetiké (Online), Campinas, SP, v. 28, p 1-25, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656898. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656898/22446
Oliveira, J. M., & Hanna, E. S. (2020). Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination. Psicologia Teoria e Pesquisa, 36, e3625. DOI: 10.1590/0102.3772e3625. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722020000100304&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
MIRANDA, A. C. ; BETTIO, C. D. B. ; SCHMIDT, A. (2020). Word Teaching Strategies in Story Reading for Preschool Children. PSICO-USF, 25, 671-683. https://doi.org/10.1590/1413/82712020250407
PASIAN, M. ; Benitez, Priscila ; LACHARITE, C. . CHILD NEGLECT AND POVERTY: A BRAZILIAN STUDY. CHILDREN AND YOUTH SERVICES REVIEW, v. 108, p. 1-7, 2020. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2019.104655
Perez, W. F., De Almeida, J. H., Soares, L. C. C. S., Wang, T. F. L., Morais, T. E. D. G., Mascarenhas, A. V., & de Rose, J. C. (2020). Fearful faces and the derived transfer of aversive functions. Psychological Record, 70, 1-10. https://doi.org/10.1007/s40732-020-00390-6
Perez, W. F., Huziwara, E. M., Rodrigues, R. M., Vilela, E. C., Tomanari, G. Y., & Vaidya, M. (2020). Effect of observing response requirements to sample and comparison stimuli on the establishment of reject control (sample/S‐relations). Journal of the Experimental Analysis of Behavior. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jeab.602
Pinto, J. A. R., de Almeida, R. V., & Bortoloti, R. (2020). The Stimulus’ Orienting Function May Play an Important Role in IRAP Performance: Supportive Evidence from an Eye-Tracking Study of Brands. The Psychological Record, 1-10. https://link.springer.com/article/10.1007/s40732-020-00378-2
QUEIROZ, L. R. ; GUEVARA, V. ; Souza, Carlos Barbosa de ; FLORES, Eileen Pfeiffer . Dialogic Reading: Effects on Independent Verbal Responses, Verbal and Non-Verbal Initiations, and Engagement of Children with Autism Spectrum Disorder. Revista Internacional de Psicologia y Terapia Psicologica, v. 20, p. 47-59. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7288617
Queiroz, L. R., Guevara, V. S., Souza, C. A., & Flores, E. P. (2020). Dialogic Reading: Effects on Independent Verbal Responses, Verbal and Non-Verbal Initiations, and Engagement of Children with Autism Spectrum Disorder. International journal of psychology and psychological therapy, 20(1), 47-59. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7288617
Reyes, Marcelo Bussotti; de Miranda, Diego Henrique; Tunes, Gabriela Chiuffa; Cravo, André Mascioli; Caetano, Marcelo Salvador. Rats can learn a temporal task in a single session. Behavioural processes, v. 170, p. 103986, 2020. DOI: 10.1016/j.beproc.2019.103986. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0376635719302086
Ribeiro, D. M., & Miguel, C. F. (2020). Using multiple-tact training to produce emergent visual categorization in children with autism. Journal of Applied Behavior Analysis. Advance online publication. doi: 10.1002/jaba.687 https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jaba.687
Ribeiro, G. W., Kawasaki, H. N., Menzori, L. R. F., Amd, M., de Rose, J. C., de Souza, D. G. (2020). Emergent reading via stimulus pairing with orientation response. Psychological Record. https://doi.org/10.1007/s40732-020-00398-y
Roncato, G. A., Almeida, C. G. M., & Gil, M. S. C. A. (2020). Emergência de Classes de Estímulos por bebês: uma revisão sistemática de estudos empíricos. Acta Comportamentalia, 28 (1), 91-108. http://revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/75183
Rossi, N. F., Fernandes, C., Moreira, C. S., Giacheti, C. M., Sichieri, B. B., Pinheiro, A. P., & Sampaio, A. (2020). Sentence contexts and cloze probabilities for Brazilian Portuguese children and adolescents. PLoS One, 15, e0236388. https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0236388
SASSAKI, L. S. S.; BENITEZ, P.; BRANDAO, A. L. Avaliação de um Jogo Digital para o Ensino de Vocabulário Receptivo com Estudantes Público-Alvo da Educação Especial. Revista Brasileira de Informática na Educação (Rbie), v. 28, p. 626-643, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.626
Scarabello, E. M., Lamonica, D. A. C., Zupelari, M. M., Tanamati, L. F., Campos, P. D., Alvarenga, K. F., & Moret, A. L. M. (2020). Language evaluation in children with pre-lingual hearing loss and cochlear implant. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 86(1), 91-98. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1808869418303318?via%3Dihub
SCHMIDT, A.; DOMENICONI, C. ; PAULO, L. M. ; GRACIA, M. (2020). Learning pseudowords through shared storybook reading and auditory-visual pairing. Trends in Psychology, v8, 569-584. https://doi.org/10.1007/s43076-020-00035-1
Sella, A., de Santana Santos, J., Pereira Cavalcante, R., Barbosa Gomes, S., Salvador Santana, S., & Mendonça Ribeiro, D. (2020). Concordância entre observadores e fidelidade de implementação no Brasil: Uma revisão. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 28(1). http://revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/75181
SILVA, M. D. ; SOARES, A. ; Benitez, Priscila . Software mTEA: do desenho computacional à aplicação por profissionais com estudantes com autismo. Revista brasileira de educação especial, v. 26, p. 51-68, 2020. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382020000100051&script=sci_arttext&tlng=pt
Simplicio, H., Gasteiger, H., Dorneles, B. V., Grimes, K. R., Haase, V. G., Ruiz, C., Liedtke, F. V., & Moeller, K. (2020). Cognitive research and mathematics education—How can basic research reach the classroom? Frontiers in Psychology, 11, 773. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00773
Souto, D. O., Cruz, T. K. F., Fontes, P. L. B., Batista, R. C., & Haase, V. G. (2020). Motor Imagery Development in Children: Changes in Speed and Accuracy With Increasing Age. Frontiers in Pediatrics, 8, 100. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fped.2020.00100/full
Souto, D. O., Flores Cruz, T. K., Coutinho, K., Julio-Costa, A., Fontes, P. L. B., & Haase, V. G. (2020). Effect of motor imagery combined with physical practice on upper limb rehabilitation in children with hemiplegic cerebral palsy. NeuroRehabilitation, (Preprint), 1-11. https://content.iospress.com/articles/neurorehabilitation/nre192931
Souza, D. H., & Messias, A. C. (2020). Confiança Seletiva em Crianças Pré-escolares: Uma Revisão Sistemática. Psicologia em Estudo, 25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.44631
WARISAIA, V. ; PANSARIM, V. ; ARAGON, D. C. ; ZUCOLOTO, F. S. ; SCHMIDT, A. .(2020). Female and male Wistar rats (Rattus norvegicus) discriminate diets according to energetic quantity. International Journal of Comparative Psychology, 33, 1-13. https://escholarship.org/uc/item/2058s84r