Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2014
Almeida, J. H., Bortoloti, R., Ferreira, P. R. dos S., Schelini, P. W., & de Rose, J. C. (2014). Análise da validade e precisão de instrumento de diferencial semântico. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(2), 272–281. doi:10.1590/1678-7153.201427207
Aloi, P. E. P., Haydu, V. B., & Carmo, J. dos S. (2014). Motivação no ensino e aprendizagem: algumas contribuições da análise do comportamento (Motivation in teaching and learning: some contributions of Behavior Analysis). Revista CES Psicología, 7(2), 138–152.
Andrade, L. C. O., Souza, G. S., Lacerda, E. M. C., Nazima, M. T., Rodrigues, A. R., Otero, L. M., & Côrtes, M. I. T. (2014). Influence of retinopathy on the achromatic and chromatic vision of patients with type 2 diabetes. BMC Ophthalmology, 14(1), 104. doi:10.1186/1471-2415-14-104
Antoniazzi, M., Domeniconi, C., & Schmidt, A. (2014). Efeito da pré-exposição ao objeto no desempenho por exclusão e na aprendizagem da relação nome-objeto. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 22(1).
Bandini, C. S. M., Bandini, H. H. M., Sella, A. C., & de Souza, D. G. (2014). Emergence of reading and writing in illiterate adults after matching-to-sample tasks. Paidéia (Ribeirão Preto), 24(57), 75–84. doi:10.1590/1982-43272457201410
Benitez, P., & Domeniconi, C. (2014). Capacitação de agentes educacionais: proposta de desenvolvimento de estratégias inclusivas. Rev. bras. educ. espec, 20(3), 371-386.
Bortoloti, R., Pimentel, N., & de Rose, J. C. (2014). Electrophysiological investigation of the functional overlap between semantic and equivalence relations. Psychology & Neuroscience, 7(2), 183–191. doi:10.3922/j.psns.2014.015
Brino, A. L. F., Campos, R. S., Galvão, O. F., & Mcilvane, W. J. (2014). Blank-comparison matching-to-sample reveals a false positive symmetry test in a capuchin monkey. Psychology & Neuroscience, 7(2), 193–198. doi:10.3922/j.psns.2014.008
Brino, A. L. F., Galvão, O. F., Picanço, C. R., Barros, R. S., Souza, C. B., Goulart, P. R., & McIlvane, W. J. (2014). Generalized Identity Matching-to-Sample After Multiple-Exemplar Training in Capuchin Monkeys. The Psychological Record, 64(4), 693-702.
Caldas, P. A., Giacheti, C. M., & Capellini, S. A.(2014). Habilidade auditiva em criança desnutrida. Audiology - Communication Research, 19(3), 272–279. doi:10.1590/S2317-643120140003000011
Carvalho, M. P. de, & de Rose, J. C. (2014). Understanding racial attitudes through the stimulus equivalence paradigm. The Psychological Record, 64(3), 527–536. doi:10.1007/s40732-014-0049-4
Cippola, N. S., Domeniconi, C., & Machado, A. (2014). Responding by exclusion in temporal discrimination tasks. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 101(2), 215–229. doi:10.1002/jeab.71
Cortez, M. D., de Rose, J. C., & Miguel, C. F. (2014). The role of correspondence training on children’s self-report accuracy across tasks. The Psychological Record, 64(3), 393–402. doi:10.1007/s40732-014-0061-8
Corvelo, T. C. de O., Oliveira, É. A. F., Parijós, A. M. de, Oliveira, C. S. B. de, Loiola, R. do S. P. de, Araújo, A. A. de, & Pinheiro, M. da C. N. (2014). Monitoring mercury exposure in reproductive aged women inhabiting the tapajós river basin, Amazon. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, 93(1), 42–46. doi:10.1007/s00128-014-1279-5
Das Neves, A. J., & Verdu, A. C. M. A. (2014). Efeitos de ensino envolvendo equivalência entre palavra ditada, palavra escrita e objeto sobre a inteligibilidade da fala em adolescente com hipoplasia cerebelar. Revista CEFAC, 16(4), 1340-1350.
De Assis, G. J. A., Motta, C. M., & Verdu, A. C. M. A. (2014). Emergência de relações condicionais com sentenças afirmativas e negativas por sobreposição de palavras. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 22(4).
De Carvalho, M. P., & de Rose, J. C. (2014). Understanding Racial Attitudes through the Stimulus Equivalence Paradigm. The Psychological Record, 64(3), 527-536.
De Mendonça, P. T., de Mendonça, L. T., Rosa, A. A. M., & Silveira, L. C. de L. (2014). Life quality assessment of patients after phacoemulsification or extracapsular cataract extraction. Arquivos Brasileiros De Oftalmologia, 77(1), 12–16.
De Sousa, N. M., de Alcantara Gil, M. S. C., & McIlvane, W. J. (2014). Discrimination and reversal learning by toddlers aged 15-23 Months. The Psychological Record, 1-7.
De Sousa, N. M., Garcia, L. T., & de Alcantara Gil, M. S. C. (2014). Differential reinforcement in simple discrimination learning in 10-to 20-Month-Old Toddlers. The Psychological Record, 1-10.
De Souza F., M., & Schmidt, A. (2014). Responding by exclusion in wistar rats in a simultaneous visual discrimination task. Journal of the experimental analysis of behavior, 102(3), 346-352.
Deffendi, L. T., & Schelini, P. W. (2014). Relação entre autoestima, nível intelectual geral e metacognição em adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional, 18(2), 313-320.
Dessen, M. A., & de Hollanda S, D. (2014). Theory-of-mind development in Brazilian low-income children. International Education Research, 2(3), 41–52. doi:10.12735/ier.v2i3p41
Dias, I. A., Bahia, C. P., Franca, J. G., Houzel, J. C., Lent, R., Mayer, A. O., & Pereira, A. (2014). Topography and architecture of visual and somatosensory areas of the agouti. Journal of Comparative Neurology, 522(11), 2576–2593. doi:10.1002/cne.23550
Domeniconi, C., de Rose, J. C., & Perez, W. F. (2014). Effects of correspondence training on self-reports of errors during a reading task. The Psychological Record, 64(3), 381–391. doi:10.1007/s40732-014-0009-z
Domingues, C. E. F., Olivera, C. M. C., Oliveira, B. V., Juste, F. S., Andrade, C. R. F., Giacheti, C. M., & Drayna, D. (2014). A genetic linkage study in Brazil identifies a new locus for persistent developmental stuttering on chromosome 10. Genetics and Molecular Research: GMR, 13(1), 2094–2101. doi:10.4238/2014.March.24.13
Esteves, R. C., Lucchesi, F. D. M., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2014). Ensino de ecoico, tato e mando: uma revisão bibliográfica dos artigos do Journal of Applied Behavior Analysis (JABA). Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 16(2).
Fidêncio, V. L. D., Moret, A. L. M., & Jacob, R. T. de S. (2014). Measuring noise in classrooms: a systematic review.CoDAS, 26(2), 155–158. doi:10.1590/2317-1782/2014029IN
Finlay, B. L., Charvet, C. J., Bastille, I., Cheung, D. T., Muniz, J. A. P. C., & de Lima Silveira, L. C. (2014). Scaling the primate lateral geniculate nucleus: niche and neurodevelopment in the regulation of magnocellular and parvocellular cell number and nucleus volume. Journal of Comparative Neurology, 522(8), 1839–1857. doi:10.1002/cne.23505
Flores, E. P., Pires, L. F., & Souza, C. B. A. (2014). Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension.Paidéia (Ribeirão Preto), 24(58), 243–252. doi:10.1590/1982-43272458201412
França, A. B., & Schelini, P. W. (2014). Análise semântica e evidências de validade da escala metacognitiva para idosos1. Avaliação Psicológica, 13(3), 333-341.
Granço, F., Fernandes, N., Morettin, M., Filho, O., & Bevilacqua, M. (2014). The relationship between the speech perception and the degree of satisfaction among adult users of cochlear implants. International Archives of Otorhinolaryngology,17(02), 202–207. doi:10.7162/S1809-97772013000200014
Grisante, P. C., de Rose, J. C. de, & Mcilvane, W. J. (2014). Controlling relations in stimulus equivalence classes of preschool children and individuals with Down Syndrome. The Psychological Record, 64(2), 195–208. doi:10.1007/s40732-014-0021-3
Lindau, T. A., Cardoso, A. C. V., Rossi, N. F., & Giacheti, C. M. (2014). Anatomical changes and audiological profile in Branchio-oto-renal syndrome: a literature review. International Archives of Otorhinolaryngology, 18(1), 068-076.
Lindau, T. A., Rossi, N. F., & Giacheti, C. M. (2014). Preschool language assessment instrument, second edition, in Brazilian Portuguese-speaking children. CoDAS, 26(4), 328–330. doi:10.1590/2317-1782/201420130067
Lindau, T. A., Rossi, N. F., Giacheti, C. M., Lindau, T. A., Rossi, N. F., & Giacheti, C. M. (2014). Cross-cultural adaptation of preschool language assessment instrument: second edition. CoDAS, 26(6), 428–433. doi:10.1590/2317-1782/20142014116
Melo, R. M., Carmo, J. dos S., & Hanna, E. S. (2014). Ensino sem erro e aprendizagem de discriminação. Temas em Psicologia, 22(1), 207–222. doi:10.9788/TP2014.1-16
Mendes, A. C., & dos Santos Carmo, J. (2014). Atribuições dadas à matemática e ansiedade ante a matemática: o relato de alguns estudantes do ensino fundamental. Boletim de Educação Matemática, 28(50), 1368-1385.
Miccione, M., Assis, G., Carmo, J. dos S., & Junior, J. L. (2014). Uma proposta de demarcação da análise descritiva do comportamento ordinal no contexto da literatura operante. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva,16(2).
Moreno, A. M., Varella, A. A. B., Canovas, D. S., Postalli, L. M. M., Ventura, D. F., & de Souza, D. G. (2014). Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). Psychology & Neuroscience, 7(2), 207–220. doi:10.3922/j.psns.2014.12
Muniz, J. A. P. C., de Athaide, L. M., Gomes, B. D., Finlay, B. L., & de Lima Silveira, L. C. (2014). Ganglion Cell and Displaced Amacrine Cell Density Distribution in the Retina of the Howler Monkey (Alouatta caraya). PloS one,9(12), e115291.
Nagahama, M. M., & Souza, C. B. A. de. (2014). Escola Experimental de Primatas: análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 15(3).
Neto, M. B. de C., Costa, J. R. da, Barros, R. da S., Farias, D. C. de, & Rico, V. V. (2014). Discriminação com três diferentes contingências em sδ: extinção, reforçamento e punição, extinção e punição. Interação em Psicologia, 17(2). doi:10.5380/psi.v17i2.26176
Oliveira, L. F. S., Santos, A. O., Vianna, G. S., Ninno, C. Q. M. S. D., Giacheti, C. M., Carvalho, M. R. S., & Haase, V. G. (2014). Impaired acuity of the approximate number system in 22q11.2 microdeletion syndrome. Psychology & Neuroscience,7(2), 151–158. doi:10.3922/j.psns.2014.02.04
Perez, W. F., & Tomanari, G. Y. (2014). Indução de controles por seleção e por rejeição em tarefas de emparelhamento com o modelo: uma revisão metodológica. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 22(2).
Perez, W. F., Endemann, P., Pessôa, C. V. B. B., & Tomanari, G. Y. (2014). Assessing stimulus control in a discrimination task with compound stimuli: evaluating testing procedures and tracking eye fixations. The Psychological Record, 1–6. doi:10.1007/s40732-014-0092-1
Pezzato, F. A., Can, A., Hoshino, K., A. de J. Jr, C. H., Mijares, M. G., & Gould, T. D. (2014). Effect of lithium on behavioral disinhibition induced by electrolytic lesion of the median raphe nucleus. Psychopharmacology, 1-10.
Rabelo, L. Z., Bortoloti, R., & Souza, D. H. (2014). Dolls are for girls and not for boys: evaluating the appropriateness of the implicit relational assessment procedure for school-age children. The Psychological Record, 64(1), 71–77. doi:10.1007/s40732-014-0006-2
Regaçone, S. F., Gução, A. C. B., Giacheti, C. M., Romero, A. C. L., & Frizzo, A. C. F. (2014). Potenciais evocados auditivos de longa latência em escolares com transtornos específicos de aprendizagem. Audiology - Communication Research, 19(1), 13–18. doi:10.1590/S2317-64312014000100004
Schmidt, A., Costa, A. R. A. da, Norberto, M. C., & Voss, A.(2014). Ocorrência de classes gramaticais na fala espontânea de crianças de 18 a 41 meses com pares. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(3), 573–581. doi:10.1590/1678-7153.201427319
Seno, M. P., Giacheti, C. M., & Moretti-Ferreira, D. (2014). Linguagem narrativa e fluência na síndrome de down: uma revisão. Revista CEFAC, 16(4), 1311-1317.
Silveira, L. C. L., Saito, C. A., da Silva Filho, M., Kremers, J., Bowmaker, J. K., & Lee, B. B. (2014). Alouatta Trichromatic Color Vision: Cone Spectra and Physiological Responses Studied with Microspectrophotometry and Single Unit Retinal Electrophysiology. PloS one, 9(11), e113321.
Silveira, V. de A., Souza, G. da S., Gomes, B. D., Rodrigues, A. R., & Silveira, L. C. de L. (2014). Joint entropy for space and spatial frequency domains estimated from psychometric functions of achromatic discrimination. PLoS ONE, 9(1), e86579. doi:10.1371/journal.pone.0086579
Souza, G. S., Malone, F. L., Crawford, T. L., Miquilini, L., Salomão, R. C., Guimarães, D. L., ... & Silveira, L. C. L. (2014). Low number of luminance levels in the luminance noise increases color discrimination thresholds estimated with pseudoisochromatic stimuli. Frontiers in psychology, 5.
Teixeira, C. E. C., Salomão, R. C., Rodrigues, A. R., Horn, F. K., Silveira, L. C. L., & Kremers, J. (2014). Evidence for two types of lateral interactions in visual perception of temporal signals. Journal of Vision, 14(9), 10. doi:10.1167/14.9.10
Varella, A. A. B., & de Souza, D. G. (2014). Emergence of auditory–visual relations from a visual–visual baseline with auditory-specific consequences in individuals with autism. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 102(1), 139–149. doi:10.1002/jeab.93
Velasco, S. M., & Tomanari, G. Y. (2014). Assessing derived conditional relations under reinforcement conditions. The Psychological Record, 64(3), 551–558. doi:10.1007/s40732-014-0056-5
Vendramine, C. M., & Benvenuti, M. F. L. (2014). Promoção de mudanças de comportamentos em crianças: O papel do automonitoramento do comportamento dos cuidadores. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 15(3).
Verdu, A. C. M. A., & de Oliveira, F. M. (2014). Accuracy in dictation after improvement of reading and copying skills in a student with learning difficulties. Estudos de Psicologia (Campinas), 31(1), 25–34. doi:10.1590/0103-166X2014000100003
Zaine, I., Domeniconi, C., & Costa, A. R. (2014). Exclusion performance in visual simple discrimination in dogs (Canis familiaris). Psychology & Neuroscience, 7(2), 199-206.
Zaine, I., Domeniconi, C., & de Rose, J. C. (2014). Simple and conditional discrimination and specific reinforcement in teaching reading: an intervention package. The Analysis of Verbal Behavior, 30(2), 193–204. doi:10.1007/s40616-014-0010-2