Capítulos de Livros - 2024

BAKHTIAR, M. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; KONG, A. P. . Neuromodulation of Impaired Spoken Discourse. In: Anthony Pak-Hin Kong. (Org.). Spoken Discourse Impairments in the Neurogenic Populations. 1ed.Switzerland: Springer Cham, 2024, v. 1, p. 285-304.

Barroso, A.F. ; DOMENICONI, C. ; GRACIA, M. ; LACERDA, C. . Reflexão do docente no ensino da língua oral: em sala de aula com alunos público alvo da Educação Especial. In: Nassim Chamel Elias; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Transversalidade da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 1ed.São Carlos - SP: EDESP-UFSCAR, 2024, v. , p. 9-25.

CARMO, J. S.; ALVES, K. L. F. . Alfabetização matemática e inclusão: os primeiros passos na formação de aprendizes numeralizados. In: Nassim Elias Chamel; Adriana Garcia Gonçalves; Clarissa Bengtson; Mariana Cristina Pedrino. (Org.). Estratégias de ensino e serviços da educação especial: contribuições para a educação escolar. 1ed.São Carlos - SP: EDESP-UFSCar, 2024, v. , p. 79-92.

CARTHERY, M.T.; CARTHERY-GOULART, M. T. ; ALMEIDA, I. J. ; SILAGI, M. S. . Intervenção Fonoaudiológica nas Afasias e Demências. In: Delgado, I. C.; Andrade, K. C. L.; Rosa, M. R. D.. (Org.). Intervenção Fonoaudiológica em Audição e Linguagem. 1ed.Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2024, v. 1, p. 153-174.

CARTHERY, M.T.; CARTHERY-GOULART, M. T. ; MARCHEZINI, F. ; LUKASOVA, K. . Processamento da Leitura em Bilíngues: O Papel da Consistência Ortográfica. In: Limberger B.K.; Toassi P.F.P; Klein A.I.. (Org.). .), Bilinguismo e Leitura: contribuições da psicolinguística. 1ed.Campinas, SP: Editora Pontes, 2024, v. 1, p. 1-21.

DANTAS, L. Z. ; MELO, Raquel Maria de . Investigações Sobreos Efeitos de Estímulos com Significados Conflitantes na Formação de Novas Relações Verbais. In: Silvia Murari; Silvia Regina de Souza; Verônica Bender Haydu. (Org.). Psicologia e Análise do Comportamento: aplicações à educação e saúde. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2024, v. 1, p. 68-80.

HUBNER, L. C. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; RODRIGUES, E. S. . Telepractice in Language and Discourse-based Interventions for Older Adults: Theoretical and Methodological Approaches. In: Anthony Pak-Hin Kong. (Org.). Spoken Discourse Impairments in the Neurogenic Populations. 1ed.Switzerland: Springer Cham, 2024, v. 1, p. 357-370.

MARINHO, V. D. ; KIENEN, N. ; CARMO, J. S. . Elaboração de um programa de ensino para alfabetização digital de pessoas idosas. In: Nazaré Costa; Luziane de Fátima Kirchner; Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior. (Org.). Comportamento em foco: pesquisas teóricas, básicas e aplicadas em contextos diversos. 1ed.Curitiba: ABPMC, 2024, v. 16, p. 110-121.

Marques, Leonardo ; de Souza, Gilberto Nerino ; Pimentel, Bruno Almeida ; Sobrinho, Álvaro Alvares ; DE SOUZA, DEISY DAS GRAÇAS . Enhancing General Reading Understanding: Measuring Foundational Reading Skills Relevance. In: A. M.Olney, I.A. Chounta, Z. Liu, O.C. Santos, & I.I. Bittencourt.. (Org.). Enhancing General Reading Understanding: Measuring Foundational Reading Skills Relevance. 1a.ed.: , 2024, v. 2150, p. 234-241.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; BARROS NETO, Daniel de Freitas . Inserção da Educação Estatística nos currículos das licenciaturas em matemática em instituições públicas no brasil a partir de inferências causais. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 141-154.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; CARDOSO, K.M. . O conto histórico contribuindo para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 93-108.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; CARVALHO, D. M. . Instrução baseada em equivalência contribuindo para o ensino de conceitos estatísticos nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 49-62.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N. . O jogo pedagógico digital ?Probabilidade em Ação? como ferramenta para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 79-92.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N. ; LOZADA, A. O. ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; Kian, Fátima Aparecida ; SAITO, Sabrina ; CARVALHO, D. M. ; SILVA, L. S. ; MORAIS, A. M. O. ; PAES, M. P. R. P. ; DOS SANTOS, Priscila Germano . Grupo de estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM: Espaços de Ensino e Aprendizagem. In: Giordano, Cassio Cristiano; Kistemann Junior, Marco Aurélio. (Org.). Panorama da produção acadêmica dos grupos de pesquisa em Educação Estatística vinculados ao GT212-SBEM. 1ed.São Paulo: Akademy, 2024, v. 1, p. 127-143.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DOS SANTOS, Priscila Germano . A utilização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística na formação de professores. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 171-186.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida . Identificando e avaliando a linguagem probabilística de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 123-140.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; JAMAL, A. C. M. ; GARCIA, C. C. ; CANDIDO, B. C. . Caminhos para a elaboração do livro paradidático ?As aventuras do tio Ailton e sua turma no mundo da Estatística? para os anos iniciais do ensino fundamental. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 215-230.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O. . O trilhar de elaboração do livro paradidático ?Será que tenho chance?? Direcionado ao ensino de probabilidade para os anos finais do ensino fundamental. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 109-122.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; MORAIS, A. M. O. . Avaliação de livros paradidáticos publicados no mercado editorial brasileiro direcionados ao ensino de estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 35-48.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SAITO, Sabrina . Um livro paradidático para o ensino de análise combinatória: formação inicial de professores de matemática. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 155-170.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SALERNO, Sandra . Potencialidades pedagógicas da história da estatística para o ensino de conceitos estatísticos no ensino fundamental e médio. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 63-78.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P. ; SOUZA, C. A. . Abordagens estatísticas na formação inicial de professores na residência pedagógica. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 203-214.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da . CAMINHOS PARA A ELABORAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO ?AS AVENTURAS DO TIO AILTON E SUA TURMA NO MUNDO DA ESTATÍSTICA? PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). ESPAÇOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E ANÁLISE COMBINATÓRIA O desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 21-34.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SILVA, L. S. . Uma escala de atitudes em relação a mensuração do letramento financeiro e estatístico - EMELFE para alunos do ensino médio. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo: Nihon, 2024, v. 1, p. 187-202.

OLIVEIRA PEREIRA DE SOUZA, THAYANA ; RIBEIRO, D.M. ; MARQUES, L.B. . Construção e validação de um vídeo sobre a implementação do ensino por tentativas discretas sem uso de dicas e correção. In: Neiza de Lourdes Frederico Fumes; David dos Santos Calheiros; Bruno Cleiton Macedo do Carmo; Soraya Dayanna Guimarães Santos; Alessandra Bonorandi Dounis. (Org.). Escolarização do público-alvo da Educação Especial: formação de recursos humanos, serviços e tecnologias educacionais. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 207-225.

RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C. . Descobrindo as preferências da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 2ed.Curitiba: Editora Appris, 2024, v. 1, p. 155-184.

RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C. ; SOUZA, A. A. . Avaliação do Comportamento. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 2ed.Curitiba: Editora Appris, 2024, v. 1, p. 185-208.

SCHMIDT, A.; FOSS, M. P. . Evidências de efetividade de intervenções psicossociais em adultos mais velhos institucionalizados. In: Tamara Melnik. (Org.). Prática da Psicologia Baseada em Evidências. 1ed.São Paulo: Manole, 2024, v. 1, p. 473-488. 

Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . O que é a Análise do Comportamento Aplicada. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 2ed.Curitiba: Editora Appris, 2024, v. 1, p. 59-80.

SILVA, H. O. ; CAMELO, N. L. S. ; MARQUES, L.B. ; RIBEIRO, D.M. ; SILVA, A. P. . Acessibilidade de livros didáticos: reflexões sobre a produção de materiais inclusivos na educação brasileira. In: Neiza de Lourdes Frederico Fumes; David dos Santos Calheiros; Bruno Cleiton Macedo do Carmo; Soraya Dayanna Guimarães Santos; Alessandra Bonorandi Dounis. (Org.). Escolarização do público-alvo da Educação Especial: formação de recursos humanos, serviços e tecnologias educacionais. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 1, p. 227-246.

TOMANARI, G. Y.; BORGES, L. O. ; SANTOS, M. F. . Protagonismo dos programas de pós-graduação nos rumos da Psicologia. In: Gardênia da Silva Abbad; Frederico Alves Costa; Sibelle Maria Martins de Barros. (Org.). Diretrizes para o futuro da Pós-graduação em Psicologia no Brasil. 1ed.: , 2024, v. 1, p. 229-253.