Capítulos de Livros - 2022

ASSAZ, D. A. ; PEREZ, W. F. ; KOVAC, ROBERTA . Desfusão cognitiva: uma estratégia clínica para modular a transformação de função. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 255-.

CARMO, J. S.; CRESCENTI, E. P. . Mathematics anxiety and successful strategies: A Brazilian experience. In: Luiz Ricardo Vieira Gonzaga; Letícia Lovato Dellazzana-Zanon; Andressa Melina Becker da Silva. (Org.). Handbook of stress and academic anxiety: Psychological processes and interventions with students and teachers. 1ed.Cham, Switz: Springer, 2022, v. , p. 115-126.

CARMO, J. S.; HENKLAIN, M. H. O. . Ansiedade à matemática: uma leitura analítico-comportamental. In: Aline Beckmann de Castro Menezes. (Org.). Ensinar e aprender: Desafios para educação do séc. XXI. 1ed.Curitiba: ABPMC, 2022, v. , p. 98-118.

CRUZ, A. L. O. ; CORDOVIL, K. R. S. ; PINHEIRO, L. P. R. ; GONCALVES, A. M. ; MONTEIRO, D. C. . Circular Vox - UFPA: aplicativo móvel para mobilidade de pessoas com deficiência visual no ônibus circular da UFPA / Campus Belém. In: Arlete Marinho Gonçalves; Eldra Carvalho da Silva; Carla Adriana Vieira do Nascimento; Rosilene Rodrigues Prado. (Org.). Tecnologia assistiva na educação básica e superior: recursos e serviços para atuação com estudantes com deficiência. 1ed.Curitiba: Editora CRV LTDA, 2022, v. 1, p. 47-68.

DE ROSE, JULIO C. ; PEREZ, W. F. ; DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE. Teoria das molduras relacionais: compreendendo os conceitos básicos. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.São Paulo: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 23-.

DIAS, T. P. ; DEL PRETTE, Z. A. P. . Avaliação de habilidades sociais na escola. In: Claudio Simon Hutz; Denise Ruschel Bandeira, Clarissa Marceli Trentini, Jaqueline Portella Giordani. (Org.). Avaliação psicologica no contexto escolar e educacional. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2022, v. 1, p. 66-76.

EKUNI, R. ; JAEGER, A. . Retrieval Practice as a Learning Strategy for Diverse Populations. In: Marcos Vinicius Alves; Roberta Ekuni; Maria Julia Hermida; Juan Valle-Lisboa. (Org.). Cognitive Sciences and Education in Non-WEIRD Populations: A Latin American Perspective. 1ed.Berlim: Springer-Nature, 2022, v. 1, p. 245-258.

FREITAS, M. C. ; KIENEN, N. ; CARMO, J. S. . Ensino de Análise do Comportamento no ensino superior: contribuições da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). In: Luziane de Fátima Kirchner; Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior.. (Org.). Comportamento em foco: análise do comportamento aplicada à saúde, educação e sociedade. 1ed. Curitiba: ABPMC, 2022, v. 14, p. 73-86.

GUIMARÃES, R.B. ; GIACHETI, CÉLIA MARIA ; LEAL, A. C. ; BARBOSA, J.C ; MOURA, P.C. ; CIOFFI, M.O.H. ; BEGO, A.M. . Curricularização da Extensão na UNESP: diversidade e valorização da cultura. In: Anita Bellotto Leme Nagib. (Org.). Processos e desafios sobre a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação das IES estaduais e municipais do Brasil. 1ed.São João da Boa Vista: UNIFAE, 2022, v. 1, p. 104-110.

HENKLAIN, M. H. O. ; CARMO, J. S. . Teacher behavior checklist: um recurso para favorecer o aperfeiçoamento contínuo de professores. In: Aline Beckmann de Castro Menezes. (Org.). Ensinar e aprender: desafios para a educação do sec. XXI. 1ed.Curitiba: ABPMC, 2022, p. 184-204.

HÜBNER, MARIA MARTHA COSTA. Dedicação ao ensino, pesquisa e aplicação da análise do comportamento: ciência e paixão. In: Bruno Angelo Strapasson; Alexandre Dittrich. (Org.). História da Análise do Comportamento no Brasil em autobiografias. 1ed.Curitiba - PR: Juruá Editora, 2022, v. 3, p. 127-144.

KOVAC, ROBERTA ; PEREZ, WILLIAM FERREIRA . O que é o sofrimento psicológico para a terapia de aceitação e compromisso e como ele é explicado pela teoria das molduras relacionais. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 239-.

MIZAEL, T. M. ; SANTOS, S. L. ; ALMEIDA, J. H. ; MELO, RAQUEL MARIA . Como explicar as atitudes em uma perspectiva funcional?. In: William F. Perez; Roberta Kovac; João Henrique de Almeida; e JúlioC. de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais [RFT]: Conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.São Paulo: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. 1, p. 207-223.

MORET, A. L. M.; COSTA, O. A. ; LOPES N. B. F. Conceituação e indicação do implante coclear. In: Eliane Schochat; Alessandra Giannella Samelli; Christiane Marques do Couto; Adriane Ribeiro Teixeira; Alessandra Spada Durante; Sthella Zanchetta. (Org.). Tratado de Audiologia. 3ªed.Barueri - SP: Manole, 2022, v. 1, p. 541-553.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; CAETANO, L. G. . Indicações de aspectos favoráveis e desfavoráveis pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Bernardo do Campo. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior; Luciana Aparecida Palharini; Maísa Helena Altarugio; Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia. 1ed.Santo André: UFABC, 2022, v. 1, p. 298-308.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SOUZA, C. A. ; LINS, G. B. ; FIRMINO, K. L. . O significado dado à Covid-19 por alunos da E.E. Reverendo Omar Daibert em 2021. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 172-182.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SOUZA, C. A. ; MAGALHAES, L. H. S. ; CERGOL, G. C. . As percepções de alunos da E. E. Reverendo Omar Daibert em relação aos tempos de pandemia da Covid-19. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 183-194.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; BATISTA, W. D. ; NAKAU, R. A. ; MOURA, L. A. C. . A construção da identidade profissional pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Caetano do Sul. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 274-283.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; LINS, G. B. ; FIRMINO, K. L. . A construção da identidade profissional pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Bernardo do Campo. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 325-332.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; MAGALHAES, L. H. S. ; CERGOL, G. C. . Perspectivas dos alunos do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Bernardo do Campo. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 284-297.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; MARIANO, K. N. C. ; SASSAKI, L. S. S. . Expectativas dos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Caetano do Sul. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 233-248.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; PESSOA, T. A. G. ; LIMA, A. C. . Indicações de aspectos favoráveis e desfavoráveis pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referentes às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Caetano do Sul. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 249-258.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SERVIDONI, M. C. P. ; MOURA, L. A. C. ; SOUZA, J. L. . Avaliação dos alunos da E.E. Professor Alfredo Burkart das aulas em ensino remoto (online) em tempos de pandemia em 2020 e 2021. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 221-232.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SOUZA, C. A. ; CAETANO, L. G. ; MARTINS, D. A. . Os recursos tecnológicos utilizados por professores e alunos da E.E. Reverendo Omar Daibert em suas atividades didáticas no período da pandemia de Covid-19. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 210-220.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SOUZA, C. A. ; DUARTE, A. M. ; ITO, J. Y. ; BASTOS, N. O. . As percepções de alunos da E.E. Reverendo Omar Daibert em relação ao oferecimento de aulas remotas e processos pedagógicos em tempos de pandemia da Covid-19. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 195-209.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SOUZA, J. L. ; MELO, V. L. S. . A avaliação das atividades desenvolvidas no núcleo Interdisciplinar/Matemática em 2020/2021 pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC em uma escola de São Caetano do Sul. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 259-273.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SOUZA, J. L. ; MELO, V. L. S. . A avaliação das atividades desenvolvidas no núcleo Interdisciplinar/Matemática em 2020/2021 pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC em uma escola de São Bernardo do Campo. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 309-324.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; KIAN, FÁTIMA APARECIDA. Metaverso e a formação do professor para educação a distância contemporânea. In: Fátima Aparecida Kian; Victor Augusto Tateoki. (Org.). Metverso: uma análise sobre o ambiente virtual. 1ed.São Paulo: Alexa Cultural e Nihon, 2022, v. 1, p. 11-18.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SERVIDONI, M. C. P. ; BATISTA, W. D. ; NAKAU, R. A. . O significado dado à Covid-19 por alunos da Escola Estadual Professor Alfredo Burkart em 2021. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 160-171.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO; SERVIDONI, M. C. P. ; LIMA, A. C. ; MELO, V. L. S. . Os recursos tecnológicos utilizados por professores e alunos da E.E. Professor Alfredo Burkart em suas atividades didáticas no período da pandemia de Covid-19. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 149-159.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SERVIDONI, M. C. P. ; MARIANO, K. N. C. ; SASSAKI, L. S. S. . As percepções de alunos da E.E. Professor Alfredo Burkart em relação aos tempos de pandemia da Covid-19. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 124-137.

OLIVEIRA JÚNIOR, AILTON PAULO ; SERVIDONI, M. C. P. ; PESSOA, T. A. G. . As percepções de alunos da E.E. Professor Alfredo Burkart em relação ao oferecimento de aulas remotas e processos pedagógicos em tempos de pandemia da Covid-19. In: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia: relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022, v. 1, p. 138-148.

PEREZ, W. F. ; BORTOLOTI, R. ; HUZIWARA, E. M. ; BAST, D. F. ; Stewart, I . Uma introdução ao procedimento de avaliação relacional implícita: Conceitos e aplicações. In: William F. Perez; Roberta Kovac; João H. de Almeida; Julio C. de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais (RFT): Conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.São Paulo: Paradigma, 2022, v. , p. 189-206.

PEREZ, W. F. ; DE ALMEIDA, J. H. ; DE ROSE, J. C. . Teoria das Molduras Relacionais e pesquisas experimentais: Um guia para leitores iniciantes. In: W. F. Perez; R. Kovac; J. H. de Almeida; J. C. de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: Conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.São Paulo: Paradigma, 2022, v. 1, p. 79-102.

PEREZ, W. F.. Comportamento verbal e teoria das molduras relacionais: uma visão integrativa. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.São Paulo: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 47-.

PEREZ, W. F.; BORTOLOTI, R. ; HUZIWARA, EDSON M. ; BAST, D. F. ; STEWART, I. . Uma introdução ao procedimento de avaliação relacional implícita: conceitos e aplicações. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 189-.

PEREZ, W. F.; DE ROSE, JULIO C. ; DE ALMEIDA, JOÃO HENRIQUE . Teoria das molduras relacionais e pesquisas experimentais: um guia para leitores iniciantes. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 79-.

PEREZ, W. F.; FIDALGO, ADRIANA P. ; GOMES, CAINÃ T. ; BIANCHI, PAULO H. .Comportamento governado por regras: da abordagem skinneriana à teoria das molduras relacionais. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 105-.

PEREZ, W. F. ; BORTOLOTI, R. ; HUZIWARA, E. M. ; BAST, D. F. ; STEWART, I. .Uma introdução ao procedimento de avaliação relacional implícita: Conceitos e aplicações. In: João H. de Almeida; Julio C. de Rose; Roberta Kovac; William F. Perez. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais (RFT): Conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.São Paulo: Paradigma, 2022, v. 1, p. 189-206.

RABELO, L. Z. ; DE ROSE, J. C. ; ROCHE, B. ; PEREZ, W. F. . As contribuições da Teoria das Molduras Relacionais para o estudo da inteligência e do raciocínio analógico. In: W. F. Perez; R. Kovac; J. H. de Almeida; J. C. de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: Conceitos, pesquisa e aplicações. 1aed.São Paulo: Paradigma, 2022, v. , p. 167-188.

RABELO, L. Z. ; DE ROSE, JULIO C. ; ROCHE, B. ; PEREZ, W. F. . As contribuições da Teoria das Molduras Relacionais para o estudo da inteligência e do raciocínio analógico. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 167-.

REIS, B. P. W. ; OLIVEIRA, T. P. . Participação ativa e construção de modelos e rotinas de trabalho remoto. In: Sônia Caldas Pessoa; Phellipy Jácome. (Org.). Trilhas e desafios do ensino remoto emergencial. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM UFMG, 2022, v. 1, p. 43-48.

RICO, V. V.; PASSOS, I. A. . Mudanças comportamentais em sala de aula: organizando um ambiente de ensino que favoreça o desenvolvimento. In: Aline Beckmann de Castro Menezes. (Org.). Ensinar e aprender: desafios para educação do século XXI. 1ed.Curitiba-PR: Associação Brasileira de Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 35-58.

SILVA, A. P. ; MELO, B. L. ; BASTOS, R. C. ; GONCALVES, A. M. ; MONTEIRO, D. C. . Kit Abner, se expressar é se libertar: uma proposta de tecnologia assistiva (T.A.) produzida com materiais de baixo custo para auxiliar na comunicação de crianças com Síndrome de Down. In: Arlete Marinho Gonçalves; Eldra Carvalho da Silva; Carla Adriana Vieira do Nascimento; Rosilene Rodrigues Prado. (Org.). Tecnologia assistiva na educação básica e superior: recursos e serviços para atuação com estudantes com deficiência. 1ed.Curitiba: Editora CRV LTDA, 2022, v. 1, p. 117-125.

SILVEIRA, C. C. ; ALMEIDA, J. H. ; PEREZ, W. F. . Compreendendo a perspectiva de outros: contribuições e aplicações da ciência comportamental contextual. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 225-.

SILVEIRA, M. ; PEREZ, W. F. . Reforçadores e punidores verbalmente construídos: papel das molduras relacionais no estabelecimento de funções consequenciais. In: Perez; Kovac; de Almeira; de Rose. (Org.). Teoria das Molduras Relacionais: conceitos, pesquisa e aplicações. 1ed.: Centro Paradigma Ciências do Comportamento, 2022, v. , p. 123-.

SOUZA, Y. L. P. ; AYOUB, M. F. ; SCHMIDT, A. . Sintomas comportamentais na demência: um estudo de caso sobre comportamento autolesivo em uma paciente com doença de Alzheimer. In: Ana Karina C. R. de-Farias; Luziane de Fátima Kirchner. (Org.). Análise do comportamento aplicada na atenção primária, secundária e terciária à saúde. 1ed.Porto Alegre: ArtMed, 2022, v. 1, p. 141-161.

SOUZA, Y. L. P. ; SCHMIDT, A. . Intervenções em sintomas comportamentais de pessoas com demência. In: Ricardo Gorayeb; Maria Cristina Miyazaki; Maycoln Teodoro. (Org.). PROPSICO - Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde. 1ed.Porto Alegre: ArtMed, 2022, v. 3, p. 9-45.

TOZADORE, D. C. ; TOZADORA, M. C. ; GIL, M. S. C. A. . Supporting Therapists'Assessment in Parent-Mediated Training through autonomous Data Collection. In: Rodrigo, M. M., Matsuda, N., Cristea, A. I., Dimitrova, V.. (Org.). Artificial Intelligence in Education. 1ed.Durham: Springer, 2022, v. 1, p. 1-4.