Capítulos de Livros - 2021
Albuquerque, Alessandra Rocha de ; MELO, Raquel Maria de . Aprendizagem de Leitura e Escrita com Adultos: Contribuições da Análise do Comportamento. In: Raquel Maria de Melo; Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita : investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento - Volume 2. 1ed.Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 2, p. 149-172.
Albuquerque, Alessandra Rocha de ; MELO, Raquel Maria de ; Saavedra-Dias, Izabela Casseb Ferraz . Mapeamento dos Estudos Brasileiros Sobre Leitura e Escrita Baseados no Paradigma de Equivalência. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume I. 1ed.Marilia: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 1, p. 63-112.
Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira ; Neves, Anderson Jonas das ; SOUZA, Deisy das Graças de ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON . Subsídios Necessários para Ampliar o Programa de Ensino de Repertórios Verbais Visando Sentenças. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume I. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 1, p. 249-286.
Almeida-Verdu, Ana Cláudia Moreira; Hussein, Laila Guzzon ; Ribeiro, Erlane Marques ; Giacheti, Celia Maria ; Silva, Nathani Cristina da . A linguagem de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus: um guia para profissionais. 1. ed. Marília, Editora UNESP: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. v. 1.
BACHEGA, D. ; CARMO, J. S. . O ?método? Paulo Freire em uma leitura comportamental da alfabetização. In: Raquel Maria de Melo; Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita : investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento. 1ed.Marília e São PULO: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2021, v. 2, p. 265-295.
Bahnmueller, J. ; Silva, J. B. L. ; Haase VG ; MOURA, R. J. ; Moeller K . Ties of math and language: A cognitive developmental perspective. Diversity Dimensions in Mathematics and Language Learning. 1ed.: , 2021, v. , p. 101-131.
CARMO, J. S.; MARTINS, R. S. ; ARRUDA, R. C. . Discalculia do desenvolvimento: contribuições para a intervenção em sala de aula. In: Kátia Regina Lopes Costa Freire; Etienne Lautenschlager. (Org.). Neurociência e educação: diálogo possíveis. 1ed.Jundiaí: Editorial Paco, 2021, v. , p. 51-68.
COSTA, AILTON BARCELOS DA ; ELIAS, NASSIM CHAMEL ; GIL, M. S. C. A. . Ensino de Matemática para Crianças com e sem Deficiência Visual no Ensino Fundamental: Possibilidades e Desafios. In: Vinicius Martins Flores; Jacqueline Lidiane de Souza Prais; Cremilton de Souza Santana. (Org.). DO SABER AO FAZER: POSSIBILIDADES E LIMITES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 1ªed.Santa Maria RS: Arco Editora, 2021, v. , p. 200-2011.
COSTA, O. A. ; COMERLATTO, M. P. S. ; Tanamati, L. F. ; MORETTIN-ZUPELARI, MARINA ; MORET, A. L. M. . Audição e linguagem falada da criança implantada: prognósticos e resultados. In: Ricardo Ferreira Bento, Luiz Rodolpho Penna Lima Junior, Robinson Koji Tsuji, Maria Valeria Schmidt Goffi-Gomez, Danielle do Valle Silva Penna Lima, Rubens Vuono de Brito. (Org.). Tratado de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis. 2ªed.Rio de Janeiro: Revinter, 2021, v. , p. 283-295.
de Rose, J. C.. Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita. In: Raquel Maria de Melo; Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume 1. 1ed.Marilia: Cultura Acadêmica, 2021, v. 1, p. 21-62.
de Rose, J. C.. Will the wing fly away from the body? A commentary on Steven Hayes' chapter, Contextual Behavioral Science. In: Diego Zilio; Kester Carrara. (Org.). Contemporary behaviorisms in debate. 1ed.: Springer, 2021, v. , p. 257-264.
de Rose, J. C.; de SOUZA, D. G. ; HANNA, E. S. ; Melchiori, L. E. . Leitura, escrita, equivalência, exclusão e recombinação de unidades. In: Raquel Maria de Melo; Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume 2. 1ed.Marilia: Cultura Acadêmica, 2021, v. 2, p. 23-66.
de SOUZA, D. G. ; de Rose, J. C. ; FALEIROS, T. C. ; BORTOLOTI, Renato ; HANNA, E. S. ; MCILVANE, William J . Ensino de leitura generalizada via recombinação de unidades textuais mínimas: Um legado do comportamento verbal para crianças no Brasil. In: Raquel Maria de Melo; Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume 1. 1ed.Marilia: Cultura Acadêmica, 2021, v. 1, p. 149-190.
de Souza, D.G.; de Rose, Julio C ; Faleiros, T.C. ; BORTOLOTI, R. ; HANNA, E. S. ; McIlvane, William J . Ensino de Leitura Generalizada via Recombinação de Unidades Textuais Mínimas: Um Legado do Comportamento Verbal para Crianças no Brasil. In: Alessandra Albuquerque & Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita. 1ed.Marília/São Paulo: Oficina Universitária / Cultura Acadêmica,, 2021, v. 1, p. 149-190.
DE SOUZA, PAULO HENRIQUE ; MIURA LUNARDI, BRENDA ; GARCIA RAMIREZ, ALEJANDRO RAFAEL ; Lukasova, Katerina ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA ; ISABEL DAAVILA FREITAS, MARIA . Eye Tracking Application in the Evaluation of Aphasic Portuguese Speakers. In: 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2021, Chaves. 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2021. p. 1.
Dias, T. P. ; Del Prette, Z. A. P. . Habilidades sociais nas redes sociais em tempos de pandemia. In: Oliani, S. M., Souza, C. S., Amor, G. G. S et al.. (Org.). Contribuições das ciências do comportamento em tempos de pandemia.. 1ed.Curitiba: ABPM, 2021, v. 1, p. 1-20.
DOMENICONI, C. ; CALCAGNO, S. ; KATO, O. ; Benitez, Priscila ; HANNA, E. S. . Ensino de Leitura com Compreensão para Alunos de Escolas Públicas com Baixos Escores na Prova Brasil. In: Raquel Maria de Melo, Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento (Volume II). 1ed.: , 2021, v. , p. 173-.
Domeniconi, Camila ; HANNA, ELENICE SEIXAS ; Kato, Olívia Misae ; Benitez, Priscila ; Calcagno, Solange Cordeiro . Ensino de Leitura com Compreensão para Alunos de Escolas Públicas com Baixos Escores na Prova Brasil. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita : investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento - Volume 2. 1ed.Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 2, p. 173-198.
GIACHETI, CÉLIA MARIA; Silva, Nathani Cristina da ; LINDAU, TÂMARA ANDRADE . Diagnóstico Diferencial dos Transtornos Específicos da Leitura e da Escrita: Contribuições da Fonaudiologia. In: Raquel Maria de Melo; Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita : investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento - Volume 2. 1ed.São Paulo: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. II, p. 200-224.
Golfeto, Raquel Melo ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON . Ensino de Palavras Irregulares por Meio do Programa de Ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume I. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 1, p. 191-224.
Haase VG. Numeracia e Literacia: Como associar o ensino e aprendizagem da matemática básica com a alfabetização?. In: Ministério da Educação. (Org.). Relatório Nacional de Alfabetizaçao Baseada em Evidências (RENABE). 1ed.Brasília: , 2021, v. 1, p. 124-164.
HANNA, E. S. ; Costa Severo, J. V. B. ; DOMENICONI, Camila ; de Rose, J. C. ; de SOUZA, D. G. . Ensino de leitura de histórias infantis. In: Raquel Maria de Melo; Alessandra Rocha de Albuquerque. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume 1. 1ed.Marilia: Cultura Acadêmica, 2021, v. 1, p. 225-248.
HÜBNER, MARIA MARTHA COSTA; WIELENSKA, R. C. ; SOUZA, E. C. ; TRINDADE NETO, A. ; OLIVEIRA, A. P. . Intervenções psicológicas e formação de terapeutas no contexto do hospital geral: o papel das linhas analítico-comportamental, cognitiva e psicodinâmica. In: Eurípedes Constantino Miguel; Beny Lafer; Helio Elkis; Orestes Vicente Forlenza. (Org.). Clínica Psiquiátrica - volume 3: A terapêutica psiquiátrica. 2ed.São Paulo: Editora Manole, 2021, v. 3, p. 1115-1122.
LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de . UMA ANÁLISE DO ENSINO DE ESTATISTÍCA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS. In: Willian Douglas Guilherme; Diogo Luiz Lima Augusto; Roger Goulart Mello. (Org.). EDUCAÇÃO EM FOCO: HISTÓRIA, POLÍTICA E CULTURA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021, v. 2, p. 390-408.
Machado, Thais Helena ; de Paula França Resende, Elisa ; GUIMARÃES, HENRIQUE CERQUEIRA ; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA . From Stuttering to Mutism. In: Rosa Neto, P.; Gauthier, S.. (Org.). Case Studies in Dementia. 1ed.: Cambridge University Press, 2021, v. , p. 68-73.
Melo, Raquel Maria de ; Albuquerque, Alessandra Rocha de ; POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON ; SOUZA, Deisy das Graças de . Ensino de Pré-Requisitos Relevantes para a Aprendizagem de Leitura e Escrita e Ampliação do Programa de Ensino ALEPP. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume I. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 1, p. 287-316.
MORET, A. L. M.. Pruebas y protocolos de evaluación en español y portugués. In: Sigrid Broda. (Org.). La práctica auditivo verbal (PAV) en Latinoamérica - Intervención en la población infantil con pérdida auditiva y sus familias. 1ªed.San Isidro: ADVANCED BIONICS LATINOAMÉRICA, 2021, v. , p. 137-148.
MORET, A. L. M.; COMERLATTO, M. P. S. . Calidad de vida de los niños con pérdida auditiva.. In: Sigrid Broda. (Org.). La práctica auditivo verbal (PAV) en Latinoamérica - Intervención en la población infantil con pérdida auditiva y sus familias. 1ªed.San Isidro: Advanced Bionics Latinoamérica, 2021, v. , p. 247-257.
MORET, A. L. M.; COMERLATTO, M. P. S. . Hallazgos clínicos y resultados de desarrollo auditivo. In: Sigrid Broda. (Org.). La práctica auditivo verbal (PAV) en Latinoamérica - Intervención en la población infantil con pérdida auditiva y sus familias. 1ªed.San Isidro: ADVANCED BIONICS LATINOAMÉRICA, 2021, v. , p. 225-233.
MORET, A. L. M.; COMERLATTO, M. P. S. . Hallazgos clínicos y resultados del desarrollo del lenguage hablado. In: Sigrid Broda. (Org.). La práctica auditivo verbal (PAV) en Latinoamérica - Intervención en la población infantil con pérdida auditiva y sus familias. 1ªed.San Isidro: Advanced Bionics Latinoamérica, 2021, v. , p. 234-246.
MORET, Adriane Lima Mortari. Evaluación diagnóstica del niño con pérdida auditiva y de su familia. In: Sigrid Broda. (Org.). La práctica auditivo verbal (PAV) en Latinoamérica - Intervención en la población infantil con pérdida auditiva y sus familias. 1ªed.San Isidro: ADVANCED BIONICS LATINOAMÉRICA, 2021, v. , p. 129-136.
MOURA, R. J. ; Haase VG ; LOPES-SILVA, JÚLIA B. ; Freitas, F. R. ; Bahnmueller, J. ; Moeller K . Reading and writing words and numbers: Similarities, differences, and implications. In: Annemarie Fritz; Erkan Gürsoy; Moritz Herzog. (Org.). Diversity Dimensions in Mathematics and Language Learning. 1ed.: , 2021, v. , p. 291-312.
Oliveira, C. S. R. ; Huziwara, E. M. . Motivational Interviewing Under a Behavior Analysis Perspective. In: Oliani S.M.; Reichert R.A.; Banaco R.A.. (Org.). Behavior Analysis and Substance Dependence. 1ed.Cham: Springer, 2021, v. 1, p. 193-204.
OLIVEIRA, T. P.. Refutando equívocos sobre ABA para pessoas com transtorno do espectro do autismo. In: Ana Amélia Cardoso; Maria Luisa M. Nogueira. (Org.). Atenção interdisciplinar ao autismo. 1ed.Belo Horizonte: Ampla, 2021, v. 1, p. 145-162.
POLEJACK, L. ; LEANDRO-FRANCA, C. ; VASCONCELOS, Laercia Abreu ; Murta, S. G. ; Santos, J. E. ; Odeh, M. M. ; Moura, D. O. ; Brasil, K. C. T. R. ; Bandeira, B. E. S. ; Pedroza, R. L. S. ; Turra, V. ; Macedo, K. ; Rodrigues, D. S. ; Gomes, D. O. ; Oliveira, F. M. ; Ramos, J. C. A. ; Santos, R. L. ; Marano, K. L. L. ; Novaes, R. E. ; Rezende, R. C, ; et.al . A Universidade de Brasília promotorade saúde no contexto da pandemia de Covid-19. In: Murta, S. G.; Conceição, M. I. G., Leandro-França, C., Sá, R. F., Nobre-Sandoval, L. A., & Polejack, L.. (Org.). Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos à Saúde: Diálogos de Norte a Sul. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2021, v. 1, p. 273-317.
POSTALLI, LIDIA MARIA MARSON; Freitas, Maria Clara de ; Benitez, Priscila . Ensino de Leitura e Escrita para Pessoas com DI e o Programa de Ensino ALEPP. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita : investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento - Volume 2. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 2, p. 67-92.
SOUZA, D. H.; Velludo, N. B. . Aspectos desenvolvimentais tipicos de criancas e adolescentes. In: Mansur-Alvez, M.; Muniz, M.; Zanini, D. S.; Baptista, M. N.. (Org.). Avaliação psicológica na infância e adolescência. 1ed.São Paulo: Editora Vozes, 2021, v. 1, p. 01-17.
Souza, Deisy das Graças de ; Hanna, Elenice Seixas ; ROSE, Júlio César de ; BORTOLOTI, RENATO ; Faleiros, Thais Cazati ; McIlvane, William J. . Ensino de Leitura Generalizada via Recombinação de Unidades Textuais Mínimas: Um Legado do Comportamento Verbal para Crianças no Brasil. Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino - Volume I. 1ed.: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. , p. 149-190.
Souza, Deisy das Graças de ; HANNA, ELENICE SEIXAS ; Rose, Júlio César de ; Melchiori, Lígia Ebner . Leitura, Escrita, Equivalência, Exclusão e Recombinação de Unidades: Aplicações com Estudantes com Diferentes Histórias de Aprendizagem. In: Alessandra Rocha de Albuquerque; Raquel Maria de Melo. (Org.). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita : investigações empíricas e diálogos com outras áreas de conhecimento - Volume 2. 1ed.Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021, v. 2, p. 23-66.
VASCONCELOS, LAÉRCIA A.; POLEJACK, L. ; LEANDRO-FRANCA, C. ; Campos, J. O. ; Moura, D. O. ; Murta, S. G. ; Odeh, M. M. ; Lozzi, S. P. ; Luz, J. M. O. ; Passos, M. E. G. ; Silva, H. S. ; Soares, G. A. A. ; Rocha, L. S. . A necessária transmissão do valor saúde mental na comunidade universitária: o enfrentamento da pandemia de Covid-19 pela Universidade de Brasília. In: José Aparecido da Silva; Rosemary Conceição dos Santos; Juliana Almeida da Silva; Francisco dos Santos Cardoso; Luís Antônio Monteiro de Campos. (Org.). Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental. 1ed.Riberião Preto: Escrita Livros, 2021, v. 1, p. 409-433.