Capítulos de Livros - 2023
Albuquerque, A. R. de, Melo, R. M. de (2023). Learning to Read and Write in Adults: Contributions of Behavior Analysis. Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension. In: A. R. de Albuquerque e R. M. de Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v.1, 1a ed., p. 253-270). Switzerland: Springer Nature.
Albuquerque, A. R. de, Melo, R. M. de, Saavedra-Dias, I. C. F. (2023). Mapping of Brazilian Studies on Reading and Writing Based on the Equivalence Paradigm. In: A. R. de Albuquerque e R. M. de Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p. 33-69). Switzerland: Springer Nature.
Almeida-Verdu, A. C. M., das Neves, A. J., Postalli, L. M. M., de Souza, D. d. G. (2023). Resources Needed to Expand the Program for Teaching Verbal Repertoires Toward Sentences. In A. R.Albuquerque, R. M. Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p.1) Springer International Publishing.
Almeida-Verdu, A. C. M., das Neves, A. J., Postalli, L. M. M., de Souza, D. d. G. (2023). Resources Needed to Expand the Program for Teaching Verbal Repertoires Toward Sentences. In A. R.Albuquerque, R. M. Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p.139-164) Springer International Publishing.
Almeida-Verdu, A. C. M., Lucchesi, F. M., Silva, L. T. N. (2023). People with Hearing Loss: Effects of Reading Instruction on Vocal Verbal Repertoire.. In: A. R. Albuquerque, R. M. Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p. 1) Springer.
Bachega, D. ; Carmo, J. S. (2023). The Paulo Freire "method" in a behavioral reading of the alphabetization. In: A. R. Albuquerque; R. M. Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p. 339-359). Edinburgh: Springer.
Carmo, J. S.; CrescentiI, E. P. (2023). Análise de erros em matemática: concepções, padrões e fontes geradoras. In: J. dos S. Carmo, E. P. Crescenti. (Org.). Padrões de erro em matemática: enfoques psicoeducacionais (v. 1, 1a ed., p. 17-36). Jundiaí -SP: Paco Editorial.
Crespo-Lopez, M. E., ARRIFANO, G. P., Augusto-Oliveira, M., Lopes-Araújo, A., Santos-Sacramento, L., Barthelemy, J. L., Souza, C. B. A. (2023). Mineração e mercúrio na Amazônia: principais perguntas e respostas. In: S. M. da S. Loureiro, E. C. e Silva Filho, E. Badr. (Org.). Mineração de Ouro Artesanal e em Pequena Escala na Amazônia Grandes Impactos Socioambientais e Violações Multidimensionais de Direitos Humanos (v. 1, 1a ed., p. 15-70). Manaus, AM: Editora UEA.
Curilla, R. T. ; Carmo, J. S. (2023). Padrões de erro em estudantes com ansiedade matemática: o que revelam as pesquisas?. In: J. dos S. Carmo, E. P. Crescenti. (Org.). Padrões de erro em matemática: enfoques psicoeducacionais (v. 1, 1a ed., p. 197-216). Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2023, v. , p. 197-216.
de Melo, R. M., de Albuquerque, A. R., Postalli, L. M. M., de Souza, D. d. G. (2023). Teaching Relevant Prerequisites for Learning to Read and Write and Expanding the ALEPP Teaching Program. In: A. R. Albuquerque; R. M. Melo. (Org.).Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v.1, 1a ed., p.165-187). Springer International Publishing.
De Rose, J. C., Rocha, C. A. A. (2023). Polarização política: reflexões a partir da análise do comportamento simbólico. In: A. Dittrich; B. A. Strapasson, D. Zilio. (Org.). Análise do Comportamento: dimensões políticas (v.1, 1a ed., p.133-152). São Paulo, SP: Paradigma.
Domeniconi, C., Calcagno, S. C., Kato, O. M., Benitez, P., Hanna, E. S. (2023). Teaching Reading with Comprehension to Public School Students. In: A. R. de Albuquerque., R. M. de Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p. 31-41). Cham: Springer.
Ferraz, T. S., Oliveira, G. V., Lima Junior, E. F., Silva, E. C., Soares Junior, R. C., Varella, A. A. B. (2023). A assistência ao Transtorno do Espectro Autista na rede pública de saúde: uma revisão dos estudos publicados entre 2010 e 2020. Transtorno do Espectro Autista na Universidade: da pesquisa básica a aplicada (v. 1, 1a ed., p.124-149). Campo Grande, MS: Editora UFMS.
Freitas, P. M., Haase, V. G., Wood, G. M. (2023). The neural correlates of interference effects of numerical Stroop task: An ALE meta-analysis and connectometry. In: M. Gomides, I. Starling-Alves, F. H. Santos. (Org.). Progress in Brain Research (v. 282, 1a ed., p. 71-93). Elsevier.
Giacheti, C. M., Da Silva, N. C., Lindau, T. A. (2023). Differential Diagnosis of Specific Reading and Writing Disorders: Speech, Language and Hearing Sciences Contributions. In: A. R. Albuquerque, R. M. Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v.1, 1a ed. p. 293-309). Springer International Publishing.
Giacheti, C. M., Lindau, T. A. . Diagnóstico diferencial dos transtornos da linguagem infantil. In: C.A.S. Azoni, J. O. Lira, D. A. C. Lamônica, D. B. de O. Brito. (Org.). Tratado de linguagem: perspectivas contemporâneas ( v. 1, 1a ed., p. 177-186). Ribeirão Preto, SP: Booktoy.
Golfeto, R. M., PostalliI, L. M. M. (2023). Teaching Irregular Words Through the Teaching Program Learning to Read and Write in Small Steps. In A. R.Albuquerque, R. M. Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p. 95-119). Springer International Publishing.
Goulart, M. T. C. ; Marchezini, F. ; Lukasova, K. . Processamento da Leitura em Bilíngues: O Papel da Consistência Ortográfica. In: B. K. Limberger, P. F. P. Toassi, A. I. Klein, Prefácio de C. M. M. Flores. (Org.). Bilinguismo e Leitura: contribuições da psicolinguística ( v. 1, 1a ed., p. 1-451) Campinas, SP: Pontes Editores.
Guimaraes, L. M. ; Varella, A. A. B. ; Carmo, J. S. (2023). Efeitos do uso de um tablet no ensino de linguagem receptiva a uma criança com autismo. In: A. L. B. Martins, A. J. de S. Peres, A. A. B. Varella. (Org.). Transtorno do espectro autista na universidade: Da pesquisa básica à aplicada ( v. 1, 1a ed., p. 245-263). Campo Grande, MS: Ed UFMS.
Guimaraes, L. M., Varella, A. A. B. ; Carmo, J. S. (2023) . Efeitos do uso de um tablet no ensino de linguagem receptiva a uma criança com autismo. Transtorno do Espectro Autista na Universidade: da pesquisa básica a aplicada (v. 1, 1a ed., p.243-263). Campo Grande, MS: Editora UFMS.
Haase V. G., Paiva G. M., Lopes-Silva, J. B., Moura, R. J., Starling-Alves, I., Ferreira, F. O., Salles, J. F., Pinheiro-Chagas, P., Wood, G. M. O., Carvalho, M. R. S. (2023). Cognição numérica na UFMG: investigação da heterogeneidade cognitiva e genético-molecular das dificuldades de aprendizagem numérico-aritmética. In: L. da R. Piccolo; J. F. de Salles, V. G. Haase. (Org.). Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: contribuições de pesquisas brasileiras (v. 1, 1a ed., p. 179-288). São Paulo, SP: Hogrefe.
Haase V. G., Piccolo, L. R., Salles, J. F. (2023). Neuropsicologia e desempenho escolar no mundo e no Brasil: do laboratório à sala de aula. In: L. da R. Piccolo; J. F. de Salles; V. G. Haase. (Org.). Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: contribuições de pesquisas brasileiras (v.1, 1a ed., p. 15-41). São Paulo, SP: Hogrefe.
Haase V.G., Schotgues, B. (2023). Neurodiversidade: A política identitária do autismo. In: L. E. L. R. do Valle; F. C. Capovilla. (Org.). Perspectivas em Transtornos do Desenvolvimento: Cognitivo-Comportamental, Linguístico e Social (v. 1, 1a ed., p. 375-385). São Paulo, SP: Memnon Edições Científicas.
Hanna, E. S; Severo, J. V. B. C., Domeniconi, C., de Rose, J. C., Souza, D. G. (2023). Teaching to Read Storybooks. In: A. R. de Albuquerque., R. M. de Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p. 1-10) Cham: Springer.
Haydu, V. B. ; Carmo, J. S. ; Souza, S. R. ; Henklain, M. H. O. ; Gris, G. (2023) . Ensino e aprendizagem da matemática: contribuições do Grupo Matemática e Análise do Comportamento (Matemac). In: L. da R. Piccolo; J. F. de Salles; V. G. Haase. (Org.). Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: contribuições de pesquisas brasileiras (v. 1, 1a ed., p. 308-338).São Paulo, SP: Hogrefe.
Júnior, A. P. de O., Kian, F. A. (2023). Potencialidades da contação de histórias ou narrativas digitais como instrumento educacional para o ensino de probabilidade. Impactos Tecnológicos na Sociedade Brasileira III (v. 3, 1a ed., p. 13-28) Embu das Artes, SP: Alexa Cultural.
Laurence, P. G., Lukasova, K., Alves, M. V. C., Macedo, E. C. (2023). What Our Eyes Can Tell Us About Our Social and Affective Brain?. In: P. S. Boggio, T. S. H. Wingenbach, M. L. S. Coêlho, W. E. Comfort, L. M. Marques, M. V. C. Alves. (Org.). Social and Affective Neuroscience of Everyday Human Interaction (v. 1, 1a ed., p. 1-320). Cham: Springer Nature Switzerland.
Melo, R. M. de, Albuquerque, A. R. de, Postalli, L. M. M., Souza, D. G. (2023). Teaching Relevant Prerequisites for Learning to Read and Write and Expanding the ALEPP Teaching Program. In: A. R. de Albuquerque e R. M. de Melo. (Org.). Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension (v. 1, 1a ed., p. 165-187). Switzerland: Springer Nature.
Melo, R. M. de. Erros de acordo com a perspectiva da Análise do Comportamento. In: João dos Santos Carmo; Eliane Portalone Crescenti. (Org.). Padrões de erro em matemática: Enfoques psicoeducacionais (v. 125,1a ed., p. 37-48). Jundiaí, SP: Paco Editorial.
Morais, A. M. O., Júnior, A. P. de O., Pavioti, L. A. S., Altarugio, M. H., Santos, B. A., Brockington, G. (2023). Formação de professores: narrativas e reflexões sobre identidade, saberes da docência e professor-pesquisador. In: M. C. V. de M. Capecchi; V. M. S. Gomes. (Org.). Tendências investigativas na formação de professores: percepções e expressões de um grupo de estudantes-professores-pesquisadores (v. 1, 1a ed., p. 77-96). São Paulo, SP: Todas as Musas.
Mourao, L., Trindade, Z. A., Santos, A. A., Tomanari, G. Y. (2023). Panorama da modalidade profissional Pós-graduação em Psicologia. In: G. Y. Tomanari, A. A. Santos, L. Mourão. (Org.). Pós-graduação em Psicologia no Brasil: percurso, panorama atual e desafios (v.1, 1a ed., p. 103-120). São Paulo, SP: Vetor.
Mourao, L.,Tomanari, G. Y., Santos, A. A. (2023). Indicadores de qualidade da pós-graduação. In: G. Y. Tomanari, A. A. Santos, L. Mourão. (Org.). Pós-graduação em Psicologia no Brasil: percurso, panorama atual e desafios (v.1, 1a ed., p. 197-226). São Paulo, SP: Vetor.
Postalli, L. M. M., de Freitas, M. C., Benitez, P. (2023). Teaching Reading and Writing to People with Intellectual Disabilities and the ALEPP Teaching Program. In: A. R. Albuquerque; R. M. Melo. (Org.).Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension ( v.1, 1a ed., p.191-209) Springer International Publishing.
Salles, J. F., Piccolo, L. R., Corso, H. V., Becker, N., Pereira, J. S., Koltermann, G., Haase VG . Neuropsicologia cognitiva aplicada ao estudo da linguagem escrita e de suas dificuldades/transtornos: 20 anos de investigação no Neurocog. In: L. da R. Piccolo, J. F. de Salles, V. G. Haase. (Org.). Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: contribuições de pesquisas brasileiras (v.1, 1a ed., p. 45-84).São Paulo, SP: Hogrefe.
Salles, J. F., Piccolo, L. R., Tonial, A. L., Silva Neto, A. C., Franca, L. T., Tinoco, L. R. ; Haase V. G. (2023). Contribuição brasileira para a neuropsicologia/ciência cognitiva dos transtornos de aprendizagem. In: L. da R. Piccolo, J. F. de Salles, V. G. Haase. (Org.). Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: contribuições de pesquisas brasileiras (v. 1, 1a ed., p. 586-639). São Paulo, SP: Hogrefe.
Santos, A. A. ; Mourao, L., Tomanari, G. Y. (2023). O ingresso dos programas de Psicologia no Sistema Nacional de Pós-graduação. In: G. Y. Tomanari, A. A. Santos, L. Mourão. (Org.). Pós-graduação em Psicologia no Brasil: percurso, panorama atual e desafios (V. 1, 1A ED., P. 1). São Paulo, SP: Vetor.
Santos, A. A., Mourao, L.,Tomanari, G. Y. (2023). Sobre a qualidade dos periódicos científicos da Psicologia. In: G. Y. Tomanari, A. A. Santos, L. Mourão. (Org.). Pós-graduação em Psicologia no Brasil: percurso, panorama atual e desafios (v.1, 1a ed., p. 227-245). São Paulo, SP: Vetor.
Schotgues, B. Haase V.G. (2023). Comunicação falsificada: Um exemplo de charlatanismo no autismo. In: L.E. L. R. do Valle, F. C. Capovilla. (Org.). Perspectivas em Transtornos do Desenvolvimento: Cognitivo-Comportamental, Linguístico e Social (v. 1, 1a ed., p. 82-123). São Paulo, SP: Memnon Edições Científicas.
Souza, C. B. A., Laurenti, C., Huziwara, E. M., Macedo, J. P. S., Hüning, S. M., Siqueira, A. C. (2023). A avaliação de teses e dissertações na área de Psicologia. In: G. Y. Tomanari, A. A.dos Santos, L. Mourão. (Org.). Pós Graduação em Psicologia no Brasil (v. 1, 1a ed., p. 343-374). São Paulo, SP: Vetor.
Souza, C. B. A., Laurenti, C., Huziwara, E., Macedo, J. P. S., Huning, S. M., Siqueira, A. C. (2023). A avaliação de teses e dissertações na Área de Psicologia. In: G. T., A. A. dos Santos, Luciana Mourão. (Org.). Pós-graduação em Psicologia no Brasil: Percurso, Panora Atual e Desafios ( v. 1, 1a ed., p. 343-373). São Paulo: Vetor.
Tomanari, G. Y., Santos, A. A., Mourao, L. (2023). O estado atual da Área de Psicologia, seus desafios, suas perspectivas. In: G. Y. Tomanari, A. A. Santos, L. Mourão. (Org.). Pós-graduação em Psicologia no Brasil: percurso, panorama atual e desafios (v.1, 1a ed., p. 443-472). São Paulo, SP: Vetor.
Tomanari, G. Y.,Santos, A. A., Mourao, L. . O desenvolvimento da Área de Psicologia no Sistema Nacional de Pós-graduação. In: G. Y. Tomanari, A. A. Santos, L. Mourão.. (Org.). Pós-graduação em Psicologia no Brasil: percurso, panorama atual e desafios (V. 1, 1A ED., P. 79-102). São Paulo, SP: Vetor.