Capítulos de Livros - 2020
BANDINI, C. S. M. ; POSTALLI, L. M. M. . Saúde e Educação: métodos de pesquisa para o estudo do comportamento humano. In: Carmen Silvia Motta Bandini; Lidia Maria Marson Postalli; Heloisa Helena Motta Bandini; Liércio Pinheiro de Araújo. (Org.). Conversando sobre Saúde e Educação: práticas e desafios. 1ed.Curitiba (PR): Editora CRV, 2020, v. 1, p. 139-154.
BERNARDES, I. R. ; FERREIRA, V. S. ; LEMOS, R. F. ; TODOROV, J. C. . Identificação de relações condicionais complementares nos Programas de Capacitação Profissional como estratégia para aumentar a frequência escolar de adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.. In: João Claudio Todorov. (Org.). Comportamento e cultura - análise de interações. 1ed.BRASILIA: Technopolitik, 2020, v. 1, p. 105-119.
CARMO, J. S.; HENKLAIN, M. H. O. . Ansiedade à matemática: uma leitura analítico-comportamental. In: Aline Beckmann de Castro Menezes. (Org.). Ensinar e aprender: desafios para a educação do século XXI. 1ed.Fortaleza: Imagine Publicações, 2020, v. , p. 113-131.
CHAMATI, A. B. D. ; ALCKMIN, B. H. M. ; PEREZ, WILLIAM FERREIRA . Psicólogo em contexto residencial: as etapas do procedimento e um estudo de caso apresentando comportamentos opositores de uma criança. In: Carlos Eduardo Costa; Silvia Regina de Souza; Verônica Bender Haydu. (Org.). Psicologia: avaliação e intervenção analítico-comportamental. 1ed.Londrina: EDUEL, 2020, v. , p. 1-.
CONTRERAS, P. S. ; PAVAO, M. R. ; Benitez, Priscila . Programa de ensino de conceitos matemáticos: estratégias comportamentais para o estudante com autismo. In: Eniceia Gonçalves Mendes; Ana Paula Zerbato; Josiane Pereira Torres; Vivian Santos. (Org.). Estratégias inclusivas de escolarização: da teoria à sala de aula. 1ed.: , 2020, v. , p. 79-88.
Fabbron, Eliana Maria Gradim ; Riato, Letícia Alvieri ; Oliveira, Amanda Gabriela de ; GIACHETI, CÉLIA MARIA . Avaliação da voz em crianças com sobrepeso e obesidade. In: Célia Maria Giacheti. (Org.). Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares em Fonoaudiologia. 1ed.Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2020, v. , p. 347-370.
FERREIRA, V. S. ; TODOROV, J. C. ; LEMOS, R. ; BERNARDES, I. R. . A identificação de programas esportivos governamentais como ferramenta para aumentar a frequência escolar de jovens.. In: João Claudio Todorov. (Org.). Comportamento e cultura - análise de interações. 1ed.BRASILIA: Technopolitik, 2020, v. 1, p. 90-104.
GLENN, SIGRID S. ; MALOTT, MARIA E. ; ANDERY, MARIA AMALIA PIA ABIB ; BENVENUTI, MARCELO ; HOUMANFAR, RAMONA A. ; SANDAKER, INGUNN ; TODOROV, JOÃO CLAUDIO ; TOURINHO, EMMANUEL ZAGURY ; VASCONCELOS, LAERCIA ABREU . Toward Consistent Terminology in a Behaviorist Approach to Cultural Analysis. In: Tracy Cihon; Mark Mattaini. (Org.). Behavior Science Perspectives on Culture and Community. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. , p. 23-41.
Gonçalves, F. L. ; Huziwara, E. M. ; Popowicz, G. C. C. ; Strahel, H. ; Bortoloti, R. ; Cirino, S. ; Oliveira, T. P. ; Rico, V. V. . O Laboratório Didático de Análise Experimental do Comportamento: Desafios e possibilidades. In: César Antonio Alves da Rocha; Bruna Colombo dos Santos; Henrique Mesquita Pompermaier. (Org.). Comportamento em Foco 12: Reflexões sobre teoria e prática do analista do comportamento. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2020, v. 12, p. 78-96.
HAASE, V. G.. Prefácio. In: BENEDETTI, K. S.. (Org.). A falácia socioconstrutivista. 1ed.Campinas: Kirion, 2020, v. , p. 7-11.
HENKLAIN, M. H. O. ; CARMO, J. S. . Teacher Behavior Checklist: um recurso para favorecer o aperfeiçoamento contínuo de professores. In: Aline Beckmann de Castro Menezes. (Org.). Ensinar e aprender: desafios para a educação do século XXI. 1ed.Fortaleza: Imagine Publicações, 2020, v. , p. 189-207.
Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; BARBOSA, N. D. . Um caminho para o desenvolvimento da linguagem probabilística nos primeiros anos do ensino fundamental. In: Campos, Celso Ribeiro; Perin, Andréa Pavan. (Org.). Investigações hispano-brasileiras em educação estatística. 1ed.Taubaté: Akademy, 2020, v. 1, p. 21-27.
Laubach, Mark ; AMARANTE, LINDA M. ; Caetano, Marcelo S. ; Horst, Nicole K. . Reward signaling by the rodent medial frontal cortex. International Review of Neurobiology. 157ed.: Elsevier, 2020, v. , p. 1-.
LEITE, N. ; SILVA, V. P. ; OLALLA, C. E. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; LUKASOVA, K. . Use of functional near-infrared spectroscopy as an auxiliary tool for the evaluation of working memory in scholars.. In: Orsati et al.. (Org.). Transdisciplinarity and Interdisciplinarity in education. 1ed.São Paulo: Edicon, 2020, v. 1, p. 111-1341.
MENDES, A. C. ; CARMO, JOÃO S. ; MUNIZ, MONALISA . Aplicação de um programa de auxílio a uma estudante com ansiedade à matemática. In: Miriam Cardoso Utsumi. (Org.). Pesquisas em psicologia da educação matemática: Avanços e atualidades. 1ed.São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2020, v. , p. 161-181.
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de . Atitudes em relação à probabilidade de estudantes de cursos interdisciplinares no ensino superior no Brasil e seu desempenho no ensino superior no Brasil e seu desempenho acadêmico. In: Campos, Celso Ribeiro; Perin, Andréa Pavan. (Org.). Investigações hispano-brasileiras em educação estatística. 1ed.Taubaté: Akademy, 2020, v. 1, p. 14-20.
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de . O ensino à distância - EaD e o processo de ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19. In: Ailton Paulo de Oliveira Junior; Fátima Aparecida Kian. (Org.). Covid-19: Aspectos multidisciplinares Educação. 1ed.Manaus: Edua, 2020, v. 1, p. 73-90.
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida . Ensino de Probabilidade para o Ensino Fundamental por meio da origem da ideia de acaso e aleatório e o letramento probabilístico. In: Ailton Paulo de Oliveira Junior; Fátima Aparecida Kian. (Org.). Leituras sobre educação: a voz do professor. 32ed.Manaus: Edua, 2020, v. 1, p. 1-17.
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida . Relações entre linguagem, alfabetização e letramento probabilístico. In: Ailton Paulo de Oliveira Junior e Fátima Aparecida Kian. (Org.). Por dentro da escola. 1ed.Manaus: Edua, 2020, v. 1, p. 15-30.
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da . Potencialidades da utilização de livros paradidáticos no ensino de estatística para o ensino fundamental. In: Ailton Paulo de Oliveira Junior; Fátima Aparecida Kian. (Org.). Leituras sobre educação: a voz do Professor. 1ed.Manaus: Edua, 2020, v. 1, p. 85-97.
Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de ; Alonso, Sarah Pereira ; Palharini, Talissa Almeida ; GIACHETI, CÉLIA MARIA . Avaliação da fluência em pré-escolares com gagueira. In: Célia Maria Giacheti. (Org.). Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares em Fonoaudiologia. 1ed.Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2020, v. , p. 323-346.
PINHEIRO, M. I. S. ; SILVEIRA, M. ; HAASE, V. G. . Treinamento de pais: programas de intervenção. In: TEODORO, M. L. M.; BAPTISTA, M. N.. (Org.). Psicologia da Família: teoria, avaliação e intervenção. 2ed.Porto Alegre: ARTMED, 2020, v. , p. 224-241.
POSTALLI, L. M. M.; BANDINI, C. S. M. . O ensino de habilidades acadêmicas para alunos com deficiência na perspectiva da Análise do Comportamento: práticas e desafios. In: Carmen Silvia Motta Bandini; Lidia Maria Marson Postalli; Heloisa Helena Motta Bandini; Liércio Pinheiro de Araújo. (Org.). Conversando sobre Saúde e Educação: práticas e desafios. 1ed.Curitiba (PR): Editora CRV, 2020, v. 1, p. 107-126.
RIBEIRO, D.M.. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada ao Tratamento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. In: Carmen Silvia Motta Bandini; Lídia Maria Marson Postalli; Heloisa Helena Motta Bandini; Liércio Pinheiro de Araújo. (Org.). Conversando sobre saúde e educação: práticas e desafios. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 29-44.
RICO, V. V.; PASSOS, I. A. . Mudanças comportamentais em sala de aula: organizando um ambiente de ensino que favoreça o desenvolvimento. In: Aline Beckmann Menezes. (Org.). Ensinar e Aprender: Desafios da Educação do Séc. XXI. 1ed.Fortaleza: Imagine Publicações, 2020, v. , p. 41-61.
ROSSI, Natalia Freitas ; Rosa, Kriscia Gobi ; GIACHETI, CÉLIA MARIA . A narrativa oral de história no contexto da avaliação da linguagem: proposta de protocolo dos aspectos macro e microestruturais. In: Célia Maria Giacheti. (Org.). Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares em Fonoaudiologia. 1ed.Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2020, v. , p. 273-292.
SALES, E. ; DOS SANTOS CARMO, JOÃO ; HENKLAIN, M. H. O. . Produção de erros em prova de matemática: Critérios de correção e atribuição de notas por professores do Ensino Fundamental. In: Ernani Martins dos Santos; Sintria Labres Lautert. (Org.). Diálogos sobre o ensino, aprendizagem e a formação de professores: Contribuições da Psicologia da Educação Matemática. 2ed.Rio de Janeiro e Recife: Autografia/EdUFPE, 2020, v. , p. 241-261.
SEABRA, D. F. S. ; DOS SANTOS CARMO, JOÃO ; SANTANA, V. L. ; HENKLAIN, M. H. O. . Aprendizagem de função do 1º grau por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. In: Ernani Martins dos Santos; Sintria Labres Lautert. (Org.). Diálogos sobre o ensino, aprendizagem e a formação de professores: Contribuições da Psicologia da Educação Matemática. 2ed.Rio de Janeiro e Recife: Autografia/EdUFPE, 2020, v. , p. 214-240.
Silva Santos, Luzia Roseli da ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O. . Preparação de livro paradidático para o ensino de estatística no ensino fundamental considerando a Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Investigações hispano-brasileiras em educação estatística. 1ed.Taubaté: Akademy, 2020, v. 1, p. 158-163.
SIMPLÍCIO, H. A. T. ; HAASE, V. G. . Neuropsicologia escolar e interdisciplinaridade: filosofias educacionais e obstáculos epistemológicos. Neuropsicologia Escolar. 1ed.São Paulo: Pearson, 2020, v. 1, p. 97-119.
Souza, Deisy das Graças de; Golfeto, Raquel Melo ; Rocca, Júlia Zanetti ; Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida . Atividades de avaliação e ensino para promover compreensão de leitura em um programa informatizado para ensino individualizado. Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares em Fonoaudiologia. 1a.ed.Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, 2020, v. , p. 105-146.
TODOROV, J. C.. A família como agência de controle.. In: João Claudio Todorov. (Org.). Comportamento e cultura - análise de interações. 1ed.BRASILIA: Technopolitik, 2020, v. 1, p. 11-15.
TODOROV, J. C.; FRANCA, B. M. B. S. ; ANDRADE, Y. S. . Comportamento politicamente correto de participantes humanos na pesquisa analítico comportamental.. In: João Claudio Todorov. (Org.). Comportamento e cultura - análise de interações. 1ed.BRASILIA: Technopolitik, 2020, v. 1, p. 16-25.
TODOROV, JOÃO CLAUDIO; Freitas Lemos, Roberta . Applying Behavioral Science to Large-Scale Social Changes. In: Cihon, T.M.; Mattaini, M.A.. (Org.). Behavior Science Perspectives on Culture and Community. 1ed.Cham, Suíça.: Springer International Publishing, 2020, v. 1, p. 171-193.